[weglot_switcher]

8ª Edição do Food & Nutrition Awards: alimentação saudável e sustentável em análise

O Food & Nutrition Awards (FNA), iniciativa que reconhece as boas práticas, projetos e produtos inovadores no setor agroalimentar, chegou à sua 8ª edição.
  • Reuters/Arnd Wiegmann
16 Outubro 2017, 07h35

O Food & Nutrition Awards (FNA), iniciativa que reconhece as boas práticas, projetos e produtos inovadores no setor agroalimentar, chegou à sua 8ª edição. Oito anos de um projeto que promove a adoção de estilos de vida e hábitos de alimentação saudáveis, seguindo as políticas públicas nacionais e internacionais.

A crescente percentagem de população obesa e com patologias cardiovasculares é uma preocupação da Organização Mundial de Saúde, do Conselho da União Europeia e das Direções-Gerais da Saúde e do Consumidor. Reduzir o consumo de açúcar, de gordura ingerida e de sal em excesso são, por isso, alguns do objetivos que Portugal se compromete a cumprir.

Em toda a Europa, a temática dos estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis faz parte da agenda pública com abordagens que valorizam as políticas relacionadas com a produção e distribuição, educação, formação e sensibilização de consumidores.
A intervenção dos diferentes atores do setor agroalimentar nacional é necessária e o Governo Português, apoio institucional do FNA, assumiu um compromisso com a definição de metas no Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS).

Aumentar o conhecimento sobre consumos alimentares e identificar, promover e sensibilizar para o consumo de alimentos de boa qualidade nutricional são alguns desafios que se impõem, nomeadamente quando falamos de refeições escolares, em ambiente laboral e em espaços públicos.

O Food & Nutrition Awards, plataforma multissetorial e agente mobilizador da sociedade, tem contribuído para a consciencialização da adoção de estilos de vida saudáveis, sem esquecer a vertente sustentável e o impacto ambiental das escolhas alimentares dos cidadãos.

“O Futuro da Alimentação: Sustentabilidade dos sistemas num mundo em transformação” é o tema da próxima conferência organizada pelo FNA que visa analisar a evolução do setor agroalimentar e definir novas estratégias que promovam a sustentabilidade alimentar.

A decorrer no Mercado da Ribeira, no dia 16 de outubro, esta conferência conta com a presença de Lorenzo Pastrana, Chefe do Departamento de Ciências Vivas do International Iberian Nanotechnology Laboratory, Lurdes Carvalho, Perita no Comité do Património Mundial na Comissão Nacional da UNESCO, Marius Robles, CEO e Fundador da Reimagine Food, e Tim Hogg, Professor e Investigador da Food for Life.

Para reforçar a sua ação e cumprir os seus objetivos, o Food & Nutrition Awards conta com reputadas organizações do setor alimentar e da nutrição que compõem o Executive Board, tais como a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRSP), Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA) e PortugalFoods.

A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória.

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com os Food & Nutrition Awards.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.