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Ações da dona da Google deslizam após Bruxelas reabrir inquérito sobre práticas anticoncorrência

A Comissão Europeia disse que vai investigar se a Google condiciona a concorrência ao restringir o acesso de terceiros aos dados dos utilizadores para fins publicitários em portais e aplicações, enquanto reserva esses dados para utilização própria.
22 Junho 2021, 15h52

As ações do grupo Alphabet estão a cair 0,30% para 2.521,9 dólares – em contraciclo com o índice na qual negoceiam em Wall Street – porque a Google voltou a estar no centro das atenções da União Europeia (UE), com o regulador da concorrência do bloco a abrir uma investigação ao negócio de publicidade digital da tecnológica por considerar que dá à dona da tecnológica uma vantagem “injusta” sobre rivais e anunciantes.

Segundo a “Reuters”, a ação do regulador da concorrência da UE volta a visar a Google e dá continuidade aos mais de 8 mil milhões de euros em multas na última década por bloquear concorrentes em compras online, smartphones Android e publicidade online.

A Comissão Europeia disse que vai investigar se a Google condiciona a concorrência ao restringir o acesso de terceiros aos dados dos utilizadores para fins publicitários em portais e aplicações, enquanto reserva esses dados para utilização própria.

“Estamos preocupados com o facto de a Google ter dificultado os serviços de publicidade online para os seus concorrentes, impedindo-os de competir na chamada pilha de tecnologia de anúncios”, disse a comissária europeia da concorrência, Margrethe Vestager, em comunicado.

A Google gerou 147 mil milhões (123,4 mil milhões de euros) em receita com anúncios online no ano passado, mais do que qualquer outra empresa no mundo, com anúncios incluindo pesquisas, YouTube e Gmail a corresponderem à maior parte das suas vendas e lucros.

“Também examinaremos as políticas da Google sobre rastreamento de utilizadores para garantir que estão de acordo com a concorrência justa”, acrescentou Vestager.

Por sua vez, um porta-voz da Google afirmou que “milhares de empresas europeias usam os nossos produtos de publicidade para alcançar novos clientes e financiar os seus portais todos os dias. Eles utilizam os nossos produtos porque são competitivos e eficazes”.

A Comissão disse que a sua investigação abrangeria os serviços do Google, incluindo Display & Video 360 (DV360) e o Google Ads para comprar anúncios gráficos online no YouTube, Google Ad Manager, que é utilizado por editores para leiloar espaços de anúncios, e o AdX, que é um dos vários mercados para gerir leilões.

O plano da Google de remover os cookies do navegador e também de parar de rastrear utilizadores do Android através de uma ferramenta conhecida como identificador de publicidade também será analisado.

O novo inquérito da UE poderá apontar a todo o império publicitário da Google. De acordo com o eMarketer, a Google conseguiu controlar 27% dos gastos globais com anúncios online neste ano, incluindo 57% para anúncios de pesquisa e 10% para exibição.

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