[weglot_switcher]

AED Days recebe especialistas nacionais e internacionais da aeronáutica, espaço e defesa

A abertura do evento, que trerá um formarto 100% digital, estará a cargo do ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, hoje, a partir das 16 horas
  • Foto ilustrativa
6 Outubro 2020, 07h45

O evento ‘AED Days’ recebe a partir de dia 6 de outubro, até quinta-feira próxima, dia 8 de outubro, um conjunto de especialistas nacionais e internacionais das indústrias de aeronáutica, espaço e defesa, em formato 100% ‘online’.

A abertura do evento estará a cargo do ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

“Irão ser abordados temas como a geopolítica e o seu impacto no ‘cluster’ português, a adaptação destas indústrias às necessidades dos mercados do futuro, como contribuir para uma mobilidade mais sustentável, iniciativas nacionais e oportunidades nos três setores”, assinala um comunicado da organização do evento.

Entre os oradores confirmados encontram-se João Pedro Taborda (Embraer), Cesar Sanchez Lopez (Airbus), Marc Cathelineau (Thales), Alexandre Solis (OGMA), Robert Edwards (Bell), Marco Capitão Ferreira (IDD – Portugal Defence), Daniel Moczydlower (Embraer X), Ibrahim Yimer (NRC), Gretchen Dahlberg (Northrop Grumman), Omer Bar-Yohai (Eviation Aircraft), José Neves (AED Cluster Portugal), e Ricardo Conde (Portugal Space).

“Os ‘AED Days 2020’ são uma excelente oportunidade de discussão sobre o futuro de Portugal para os setores da aeronáutica, espaço e defesa. Através da participação de organizações de renome internacional será possível explorarmos as oportunidades destas indústrias determinantes para a economia do nosso país e ainda termos uma perceção global da realidade que enfrentamos nestes tempos desafiantes.”, comenta José Neves, presidente da AED Cluster Portugal.

De acordo com os organizadores do evento, “por uma questão de segurança, consequência da pandemia pela Covid-19, a sétima edição deste fórum será realizada totalmente em formato digital, através de uma plataforma inovadora e dinâmica, estando o primeiro dia (6 de outubro) dedicado a uma conferência de âmbito mais institucional e uma abordagem macro aos temas, e ainda um fórum de exposição virtual”.

“Serão também abordados temas como a geopolítica e o seu impacto no ‘cluster’ português, a adaptação das indústrias às necessidades dos mercados do futuro e como contribuir para uma mobilidade mais sustentável”, adianta o referido comunicado.

Nos restantes dias (7 e 8 de outubro), serão realizados ‘workshops’ mais técnicos, encontros B2B (‘business-to-business’, ou empresa a empresa) entre os participantes e também estará disponível o fórum de exposição virtual.

“No dia 7, estará em discussão a forma como a indústria 4.0 está a transformar todas estas indústrias, as iniciativas nacionais nos novos mercados disruptores dos microssatélites e microlançadores e a estratégia ‘Portugal Space 2030’, entre outros. O dia 8 será focado na dinamização das cadeias de fornecimento aeronáuticas, com os atores nacionais e internacionais, como estabelecer redes de ‘living labs’ e também oportunidades no setor da defesa, nomeadamente no naval”, destaca a organização dos ‘AED Days 2020’.

A organização do evento sublinha ainda que “nos ‘AED Days’, os participantes têm a oportunidade única de contactar com os ‘stakeholders’ nacionais e internacionais das indústrias da aeronáutica, espaço e defesa, através de uma plataforma intuitiva e inovadora, com o objetivo de debater os desafios presentes e o futuro destes setores, encontrando colaborações e parcerias de negócios”.

A AED Cluster Portugal (AEDCP) é o ‘cluster’ português para as indústrias de aeronáutica, espaço e defesa e foi criado em 2016, como uma associação privada sem fins lucrativos.

Em 2017, recebeu o reconhecimento oficial do Governo português enquanto “’Cluster’ de Competitividade Emergente”.

Envolvendo já mais de 80 entidades estabelecidas em Portugal, o ‘cluster’ reúne os principais ‘stakeholders’ dos três setores, posicionando-se como um ponto de entrada no país e elemento dinamizador para todos os atores nacionais e internacionais.

“Os objetivos estratégicos da AED Cluster Portugal enquadram-se dentro de quatro pilares principais – financiamento e regulamentação; pessoas e competências; inovação e valor; mercados e oportunidades –, com a clara missão de promover o avanço e consolidação de Portugal como referência internacional nos mercados globais da aeronáutica, espaço e defesa”, esclarecem os responsáveis deste ‘cluster’.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.