[weglot_switcher]

Allianz GI recebe autorização para operar como gestora de fundos na China

Presente naquele mercado desde 1999, o grupo tem agora autorização para operar como sociedade gestora de fundos de propriedade totalmente estrangeira na China.
18 Abril 2024, 11h35

A Allianz Global Investors (Allianz GI), gestora de investimentos ativos, acaba de anunciar em comunicado que obteve a aprovação da Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CSRC, da sigla em inglês) para operar como sociedade gestora de fundos de propriedade totalmente estrangeira na China.

Graças a esta aprovação, “a Allianz GI vai poder oferecer aos investidores locais produtos e serviços respaldados pela sua ampla experiência global, reforçando o seu compromisso com o mercado chinês. Em agosto de 2023, recebeu a autorização para estabelecer uma gestora na China, com um capital social de 300 milhões de RMB (41,2 milhões de dólares)”.

Tobias Pross, CEO da Allianz Global Investors, comenta, citado pelo comunicado: “a consolidação do nosso negócio na China é uma prioridade estratégica a longo prazo para a Allianz GI. Uma vez obtida a autorização, podemos iniciar a nossa atividade como gestora de fundos neste mercado dinâmico, o que nos vai permitir oferecer os nossos serviços aos investidores privados do país.”

“O mercado chinês de fundos de investimento, avaliado em um bilião de dólares, está posicionado para registar um sólido crescimento devido ao envelhecimento demográfico, ao aumento dos rendimentos das famílias e às reformas em curso no sistema de pensões. Graças à nossa experiência internacional e à nossa gestão ativa de ativos, estamos bem posicionados para responder às necessidades singulares dos clientes nacionais e oferecer-lhes as melhores e mais inovadoras oportunidades de investimento do mercado. Graças ao constante investimento em talento local e ao potencial da tecnologia digital, o nosso objetivo é criar valor para os nossos clientes e continuar a apoiar o crescimento do nosso negócio neste país.”

Por seu turno, Leo Shen, diretor-geral da Allianz Global Investors Fund Management Company, acrescentou: “Estamos muito satisfeitos por poder ampliar a nossa oferta de serviços focada nos investidores locais chineses. Sem dúvida, este é um mercado prioritário para a nossa estratégia de negócio e, com esta aprovação, reforçamos ainda mais o nosso compromisso na região. Graças às capacidades globais de investimento e de gestão, bem como à experiência de uma equipa local sedeada na China, estamos bem posicionados para estabelecer uma plataforma integral que oferece soluções de investimento e serviços de gestão diversificados, já que o nosso objetivo é consolidarmo-nos como um parceiro de confiança dos clientes no país.”

A China tem uma grande relevância estratégica para a Allianz GI, já que é um dos mercados-chave no marco da sua estratégia de crescimento na Ásia. A Allianz GI participa ativamente neste mercado há vários anos, tendo estabelecido o seu escritório WFOE (Wholly Foreign Owned Enterprise) em Xangai em 2017. Além disso, lançou o seu primeiro produto QDLP (Qualified Domestic Limited Partner) em 2018. De facto, entre os 12 beneficiários de cotas que participaram na quarta adjudicação, a Allianz GI foi uma das únicas firmas a obter tanto uma licença QDLP como a autorização para lançar um produto QDLP no mesmo ano.

O Grupo Allianz, do qual a Allianz GI faz parte, criou a joint venture de seguros de vida em 1999. Em 2019, a Allianz atingiu outro marco ao obter a aprovação do regulador chinês para estabelecer a primeira holding de seguros de propriedade estrangeira na China.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.