[weglot_switcher]

Almoço com vista e temperado a primavera no BAHR & Terrace

A primavera está aí, com mais ou menos raios de sol a brilhar. E a verdade é que já temos saudades de terraços com vista para o céu e a terra. E de almoços leves, primaveris e com o Tejo ao fundo. É essa a inspiração da nova carta do Bahr, em pleno Chiado.
  • © Manuel Manso
26 Março 2024, 16h09

O Bairro Alto Hotel tem um segredo cada vez menos bem guardado – se é que alguma vez o foi. Um terraço amplo e convidativo, para um fim de tarde longe do bulício mesmo ali em baixo, no Chiado. Ou para um aperitivo em boa companhia.

Com a chegada da primavera, o BAHR & Terrace, que em 2024 passou, pela primeira vez, a figurar na categoria de restaurantes recomendados, o Guia Michelin, preparou uma nova carta de almoços. Leves, ligeiros, apetitosos, que vão da massada de vegetais, burrata artesanal e molho romesco ao bacalhau à brás com salada verde. A vista, essa, é sempre temperada pelo Tejo. Mas não só. Outros apontamentos visuais surgem no horizonte, como os telhados do casario lisboeta, a cor característica das telhas, as pequenas varandas e sacadas.

E se a arquitetura reflete uma traça que nos situa no espaço, os ingredientes usados na nova carta são, também eles, essencialmente portugueses, numa aposta que privilegia os pequenos produtores. Se nos “Snacks” constam as tostas de percebes fumados e o pastel de massa tenra de camarão e sambal, nas “Entradas” vai encontrar opções tão diversas como o creme de couve-flor, limão confitado e pistácio e ainda o lírio dos Açores braseado de escabeche.

As “Saladas” não foram esquecidas, claro está, e a primeira a figurar na nova carta – Queijo de Cabra Ortodoxo, pêra Nashi e mirtilos curados – não só suscita curiosidade, como promete surpreender as papilas. O Atum com sementes, feijão verde, batata-doce e azeitonas é outra das quatro propostas nesta categoria.

Já nos “Pratos Principais”, são várias as estrelas que aqui brilham, caso do arroz de pato malandrinho, chouriço e laranja; do entrecôte de Angus com molho mirandês e batata frita ou dos filetes de garoupa, açorda de tomate e coentros.

No capítulo da doçaria, a carta divide-se entre as “Sobremesas” e a “Pastelaria do Bairro Alto Hotel”, instalada no piso térreo, mas cujas iguarias sobem às alturas do BAHR, restaurante e terraço. Entre as primeiras, destaque para o “Eton mess” de maracujá e para a mousse de chocolate negro e avelã. Se preferir algo mais ‘contido’, mas igualmente saboroso, pode escolher um Mini Pão de Ló ou um incontornável pastel de nata.

Se reparar na iconografia da nova carta de almoços, vai perceber que o design gráfico foi pensado para incluir uma ‘sinalética’ que ajuda a navegar a mesma, indicando com elegância quais os pratos vegan, vegetarianos, sem glúten, sem lactose ou ainda com adição de frutos secos.

BAHR & Terrace, Chiado, Lisboa: 07h30 às 11h30 | 12h30 às 15h30 | 19h às 00h; Reservas: 213 408 253

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.