[weglot_switcher]

Altice consegue boa qualidade dos serviços apesar do aumento de tráfego

O diretor de engenharia e operações da Altice Portugal garante que, apesar do aumento do tráfego das comunicações, a empresa tem conseguido dar “qualidade muito boa” a todos os serviços, e alertou para o aumento de ataques cibernéticos.
11 Abril 2020, 09h18

O Global Operation Center (GOC) da Altice Portugal em Picoas, em Lisboa, monitoriza, gere e supervisiona todas as infraestruturas do universo da dona da Meo em Portugal, desde a TDT até ao móvel, fixo, satélites e cabos submarinos, entre outros. Caso haja congestionamentos de rede, é neste centro que se deteta o problema e começa a resolução.

Apesar do aumento de tráfego das comunicações eletrónicas, devido à pandemia de covid-19, a Altice Portugal tem “conseguido dar qualidade muito boa a todos os serviços”, sublinhou, em declarações à Lusa, o diretor de engenharia e operações, José Pedro Nascimento.

“Com as pessoas em casa notou-se um grande aumento no tráfego residencial”, referiu, acrescentando que “o tráfego móvel de dados aumentou 5%” e o de voz subiu 35%, na sequência das medidas de confinamento domiciliário para evitar a propagação do novo coronavirus.

Já a Internet residencial “aumentou ao fim de semana 50% e ao dia de semana 85%”, enquanto nas empresas “baixou bastante”, referiu.

“O telefone fixo aumentou 60% o tráfego”, com a televisão linear a registar um crescimento de 35% e a não linear a subir 30%.

Por exemplo, a plataforma Netflix registou uma subida de 80% e o Meo Go viu o seu consumo crescer 35%, apontou José Pedro Nascimento.

“E no VoD, nosso serviço de ‘video on demand’, ao fim de semana temos um aumento de 80% e durante a semana de 150%”, disse.

Questionado sobre se a Altice Portugal tem registado ou registou congestionamentos na rede, devido ao aumento de tráfego, o diretor de engenharia e operações afirmou: “Não, até agora não. Até agora, felizmente, temos conseguido controlar através da otimização de tráfego e através de algumas expansões que fizemos”.

“Fizemos expansões em pop [ponto de presença] internacionais, fizemos expansões em trânsitos, fizemos expansões inclusivamente em interligações com outros operadores e fizemos expansão do Netflix (ampliação de capacidade)”, acrescentou.

Isso significa que está tudo sob controlo? “Até agora sim e esperemos que continue”, rematou.

José Pedro Nascimento referiu que a rede da Altice Portugal tem redundância e resiliência em termos de capacidade e que o facto de a Netflix ter baixado a definição dos seus conteúdos também ajudou.

O responsável alertou ainda para que com o aumento do tráfego de comunicações veio também o cibercrime, nomeadamente ataques cibernéticos.

“Tem havido muito (…), muita gente sem escrúpulos que tem estado a fazer alguns ataques de ‘phishing’ [tentativa de obtenção de dados pessoais], ataques com números internacionais que ligam para as pessoas” com o objetivo que esta devolva a chamada “para faturarem tráfego”, apontou.

As pessoas que estão agora “mais em casa são mais alvo desses ataques” e “têm que ter redobrada atenção em tudo o que parecer suspeito”, alertou.

Por exemplo, “não abrir ‘links’ [ligações] suspeitos, não responder a chamadas de números que não conhece, especialmente números internacionais”, salientou José Pedro Nascimento.

“Temos aqui um centro de cibersegurança que atua também 24 horas por dia que está atento a todos esses ataques e que emite imediatamente recomendações, e não só, tem sistemas que também tentam prevenir esses ataques”, salientou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.