[weglot_switcher]

Dinamarquesa Wirtek prepara aquisição de empresa portuguesa de IT

Em causa está um “acordo global não vinculativo (carta de intenções) para adquirir uma empresa de serviços de TI rentável em Portugal que presta serviços que complementam as ofertas de serviços existentes da Wirtek no sector das energias limpas”, refere a empresa cotada no Nasdaq First North Growth em comunicado.
24 Abril 2024, 14h39

A consultora dinamarquesa de IT Wirtek anunciou a intenção de compra de uma empresa portuguesa do mesmo sector, num negócio que deverá ficar concluído no final de maio.

Em causa está um “acordo global não vinculativo (carta de intenções) para adquirir uma empresa de serviços de TI rentável em Portugal que presta serviços que complementam as ofertas de serviços existentes da Wirtek no sector das energias limpas”, refere a empresa cotada no Nasdaq First North Growth, num comunicado ao qual o Jornal Económico (JE) teve acesso.

A aposta no sector das energias renováveis foi enfatizada por Michael Aaen, CEO da empresa dinamarquesa, em março, aquando da apresentação do relatório anual de resultados, que “destacou a oportunidade de crescimento substancial do sector da energia” para o negócio que lidera.

A aquisição da empresa portuguesa, “quando e se for concluída”, ressalva a parte interessada, “terá um efeito positivo tanto nas receitas como no EBITDA da Wirtek durante o exercício de 2024”.

A Wirtek prepara-se para concretizar, assim, “o objetivo estratégico de ter um local de fornecimento fora da Roménia até 2025, reforçando simultaneamente as suas competências no domínio das energias limpas” no âmbito da estratégia Accelerate25XL da empresa.

“A Wirtek também ganha acesso a novos clientes internacionais, bem como a cerca de 20 especialistas em TI”, destaca a mesma nota.

De acordo com a Wirtek, o fecho definitivo está dependente de uma diligência prévia satisfatória.

Contactada pelo JE, a empresa confirmou o processo mas não avançou mais informações sobre o mesmo, dado que o “processo de aquisição ainda está em curso” e a Wirtek ser “uma empresa cotada no Nasdaq de Copenhaga, pelo que tem de cumprir as regras regulamentares”. A consultora remeteu para mais tarde novos esclarecimentos “se e quando estiver concluída”, prevista para o final de maio.

“O pagamento da aquisição será efetuado em parte em numerário e em parte em ações da Wirtek. Parte do pagamento estará diretamente diretamente ligada aos resultados financeiros da empresa de software adquirida durante os próximos anos. O preço das ações utilizado em todos os acordos foi calculado com base no preço atual das ações da Wirtek no Nasdaq First North Growth mercado”, acrescenta o mesmo comunicado de imprensa.

Fundada em 2001, a empresa, cotada no Nasdaq First North Growth Market desde 2006, reportou, em março, uma receita de 70,4 milhões de coroas dinamarquesas (cerca de 9,44 milhões de euros) e um EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 6,3 milhões de coroas dinamarquesas , sublinhando a aposta nas energias renováveis.

“A Wirtek mostrou resiliência em 2023 e uma grande capacidade de se ajustar às mudanças nos mercados e a uma pressão de custos impulsionada pela inflação. A nossa aposta nas energias renováveis deu frutos, com um crescimento de 70 % em 2023 na nossa unidade de negócio “Energia”. Este sector apresenta uma oportunidade de crescimento substancial para a Wirtek, impulsionado pelo foco mundial em energia renovável”, analisou o CEO aquando da apresentação de resultados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.