[weglot_switcher]

Aluguer de comboios à Renfe vai custar mais de 10 milhões de euros por ano à CP

O aluguer de comboios à congénere espanhola Renfe vai custar cerca de 10,4 milhões de euros por ano à CP, estima o presidente da empresa.
  • Jose Manuel Ribeiro/Reuters
5 Setembro 2018, 07h40

Segundo as contas ontem apresentadas pelo presidente da CP, durante a audição que decorreu na Comissão Parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, o aluguer das quatro unidades ontem acordado em Madrid vai custar cerca de 1,4 milhões de euros por ano, à razão de cerca de 350 mil euros por unidade.
Carlos Gomes Nogueira explicou aos deputados que essas unidades terão de ser alvo de reparações profundas pela própria Rende, nas oficinas da empresa espanhola, e só depois serão entregues à CP.
“Terão de percorrer 650 mil quilómetros, senão não pagamos”, garantiu o presidente da CP.
Carlos Gomes Nogueira assegurou ainda que estas quatro unidades a ‘diesel’ agora alugadas à Renfe serão suficientes para as necessidades atuais da CP.
Com a electrificação na linha do Minho, no troço entre o Caíde e Marco, e na linha do Minho, entre Nine e Viana do Castelo, a CP poderá realocar o material circulantes para linhas em que o serviço agora maiores deficiências como a linha do Oeste, linha o Algarve e linha do Alentejo, no troço entre a Casa Branca e Beja.
O aluguer de comboios à Renfe já custa neste momento cerca de nove milhões de euros por ano à CP – dos quais cerca de dois milhões de euros para os comboios de ligações internacionais.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.