[weglot_switcher]

APED: Preço do gasóleo representa 30% do custo do transporte de mercadorias (com áudio)

“Procuramos acomodar e mitigar estes aumentos mas torna-se difícil quando temos pressão em toda a cadeia de valor”, disse o diretor-geral da APED à SIC Notícias.
  • O diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Gonçalo Lobo Xavier
18 Outubro 2021, 11h59

O diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) notou que o preço do gasóleo tem um peso de 30% do custo do transporte de mercadorias, sendo que este valor acaba por ter um impacto nos custos associados aos transportes. Gonçalo Lobo Xavier sustentou na SIC Notícias que o aumento do preço dos combustíveis fósseis têm “consequências em toda a cadeia de distribuição”.

Para o diretor da APED é importante não esquecer que o “aumento dos preços dos combustíveis está a ser acompanhado pela subida do preço da eletricidade e do gás natural”, valores estes que afetam toda a cadeia de produção e distribuição. Para fazer face a estes preços, Lobo Xavier realça que é preciso “comprar bem, ter a logística bem organizada e uma rotação de produtos bem equilibrada”.

“Procuramos acomodar e mitigar estes aumentos mas torna-se difícil quando temos pressão em toda a cadeia de valor”, disse ao canal televisivo.

Questionado sobre a possibilidade do aumento do preço dos produtos, Gonçalo Lobo Xavier evidencia que é “expectável existir um aumento dos preços finais a médio prazo” devido a um “conjunto de factores que está a afetar a economia e está a colocar pressão nas cadeias de distribuição e de valor”.

O diretor notou ainda que a APED já sinalizou, junto do Ministério da Economia e da Secretaria de Estado do Comércio, “que toda a cadeia de valor está sob pressão”, evidenciando algumas “matérias em que o Governo pode intervir, naturalmente que foi discutido que a carga fiscal é um factor alusivo e que nos retira competitividade”. Gonçalo Lobo Xavier disse ainda que o Governo mostrou alguma sensibilidade para estes temas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.