[weglot_switcher]

Astrazeneca investe na oncologia com compra da Fusion por 1,8 mil milhões de euros

A farmacêutica anglo-sueca escolheu o Canadá e o tratamento do cancro da próstata para fazer a segunda aquisição deste mês, depois da Amolyt Pharma, por mais de 900 milhões de euros, anunciada na semana passada.
  • Reuters/DADO RUVIC
19 Março 2024, 10h30

A Astrazeneca informou esta terça-feira que vai adquirir a biofarmacêutica canadiana Fusion Pharmaceuticals, especializada em modernizar e melhorar os tratamentos do cancro, por cerca de dois mil milhões de dólares (aproximadamente 1,8 mil milhões de euros) em dinheiro.

O acordo prevê que o grupo farmacêutico anglo-sueco pague 21 dólares (19,38 euros) por ação da Fusion, o que representa um prémio de mais de 97% em relação ao preço da empresa no fecho da sessão de ontem em Wall Street.

“Entre 30 e 50% dos doentes com cancro recebem hoje radioterapia nalgum momento do tratamento e a aquisição da Fusion aumenta a nossa ambição de transformar este aspeto dos cuidados com radioconjugados de próxima geração. Com a Fusion, temos a oportunidade de acelerar o desenvolvimento do FPI-2265 como potencial novo tratamento para o cancro da próstata e de aproveitar a sua plataforma inovadora baseada em actínio”, afirmou Susan Galbraith, vice-presidente executiva de I&D em Oncologia da Astrazeneca.

Esta é a segunda compra da Astrazeneca só em março, depois da Amolyt Pharma, por 1,05 mi milhões de dólares (na ordem de 968 milhões de euros) para reforço do portefólio de doenças raras.

Neste caso da Fusion, a Astrazeneca está de olho no tratamento “FPI-2265”, que se destina a doentes com cancro na próstata metastático resistente à castração (mCRPC) e tem como alvo o antígeno de membrana específico da próstata (PSMA), uma proteína se encontra em estudo clínico de Fase II.

Segundo a Astrazeneca, traz “novos conhecimentos e capacidades pioneiras de I&D, produção e cadeia de abastecimento em radioconjugados de próxima geração baseados em actínio” e também fortalece a presença e o compromisso do grupo com o Canadá.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.