[weglot_switcher]

Atividade e clima económicos em Portugal estabilizaram em setembro e outubro

O indicador quantitativo do consumo privado acelerou em setembro, “refletindo o contributo positivo mais expressivo da componente de consumo duradouro”, refere o INE.
  • Aly Song/Reuters
20 Novembro 2017, 11h52

Os indicadores de atividade económica e de clima económico portugueses estabilizam em setembro e outubro, respetivamente, segundo dados da síntese económica de conjuntura, divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O indicador quantitativo do consumo privado acelerou em setembro, “refletindo o contributo positivo mais expressivo da componente de consumo duradouro”, refere o INE.

Em sentido contrário, o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) abrandou em setembro, “dando continuidade à desaceleração dos três meses precedentes”. O instituto sublinhou ainda que a evolução do último mês se deveu ao contributo positivo menos acentuado da componente máquinas e equipamentos.

As exportações e importações de bens apresentaram variações homólogas de 7,6% e 10,9% em setembro, respetivamente. A produção, medida através do índice de volume de negócios dos serviços e do índice de produção da indústria desacelerou nesse mês, enquanto o índice deações produção da construção e o índice de volume de negócios da indústria estabilizaram.

No terceiro trimestre do ano, o crescimento do produto interno bruto (PIB) registou uma variação homóloga de 2,5%. O valor compara com um crescimento homólogo do PIB, em termos reais, de 2,5% tanto na zona euro como na União Europeia (UE).

“Entre as principais economias da UE, verificou-se uma aceleração do crescimento do PIB na Alemanha, França e Itália com variações homólogas de 2,8%, 2,2% e 1,8% respetivamente (2,3%, 1,8% e 1,5% no 2º trimestre). Em Espanha e no Reino Unido, o PIB estabilizou relativamente ao trimestre anterior (taxas de variação homóloga de 3,1% e 1,5% respetivamente)”, acrescenta o INE.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.