[weglot_switcher]

Atividade recente de M&A e Perspectivas

Durante a última década, Portugal assistiu a uma evolução dinâmica no seu panorama de fusões e aquisições (M&A) e Private Equity (PE).
  • Paulo Soares Oliveira Partner ONEtoONE Corporate Finance Group
26 Janeiro 2024, 08h30

Não obstante, embora o período recente de 2021 a 2022 tenha representado um “pico” de transações, esta tendência foi corrigida em 2023, enfatizando a resistência e adaptabilidade do mercado, com uma diminuição significativa de 35% na atividade durante o primeiro trimestre em comparação com o ano anterior, de acordo com um relatório recente publicado pela TTR Data juntamente com a plataforma iDeals.

Neste enquadramento, um ator de referência como Financial Advisor em operações de M&A em Portugal tem sido a ONEtoONE Corporate Finance, estando presente no top-3 em termos de valores de transação, segundo o ranking publicado pela TTR Data / iDeals.

Relativamente ao futuro, vivemos tempos de grandes transformações globais, um panorama financeiro exigente, riscos geopolíticos relevantes, mas também e simultaneamente, tempos de oportunidade e desenvolvimento. Neste sentido, temos visto (i) interesses de aquisição por parte de entidades com Balanços sólidos, (ii) Desinvestimentos e Carve-outs por parte de Grupos empresariais recentrando o seu foco, ou (iii) firmas de PE ativamente cuidando do seu portfolio (otimização da carteira e/ou buy&build).

Em 2024, embora de forma ainda condicionada pelos fatores anteriormente referidos, entendemos haver já sinais de potencial melhoria das condições de mercado de M&A (p.e. melhoria dos mercados financeiros, ou o mercado “latente” de operações M&A em stand-by), sinais a que os responsáveis por operações de M&A deverão estar muito atentos, nomeadamente quanto a:

  • Crescente controlo da Inflação e um cenário possivelmente menos recessivo deverão traduzir-se em alterações na política monetária dos Bancos Centrais, as quais favorecerão o mercado de M&A através de melhores condições de financiamento e redução do gap de avaliação entre compradores e vendedores;
  • Pressão crescente para que as empresas adaptem os seus modelos de negócio, e para uma recentragem estratégica de grupos empresariais;
  • Forma (e timing) de como será mobilizada a elevada liquidez existente em players financeiros (PE), assim como a entrada de Fundos Soberanos. Continuamos a assistir ao lançamento de Fundos de investimento de dimensão elevada, mesmo em condições de mercado diferentes das ideais;
  • Setores como TMT, Industrials, Health, Education ou Energy continuarão a evidenciar oportunidades de investimento

Em conclusão, o panorama de M&A em geral sofreu uma transformação ao longo da última década. As nossas perspetivas apontam, não obstante, para um retomar do mercado de M&A a curto prazo, dadas as expetativas de rentabilidade dos investidores, liquidez existente e perspetiva de reposicionamento de grandes grupos económicos, combinado com condições macroeconómicas potencialmente menos restritivas.

Na ONEtoONE Corporate Finance continuaremos focados e à disposição para continuar a trabalhar com os Empresários e os diferentes intervenientes no mercado de M&A, de forma a consolidar reais oportunidades de investimento empresariais.

 

 

 

Este artigo foi produzido por ONEtoONE Corporate Finance.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.