[weglot_switcher]

Barcelos transforma-se na ‘Cidade do Têxtil, da Moda e do Luxo’

Assinado Memorando de Entendimento entre a Acibarcelos – Associação Comercial e Industrial de Barcelos e do Vale do Cavado e a Câmara Municipal de Barcelos.
25 Março 2024, 11h58

Foi assinado um Memorando de Entendimento para o Sector Têxtil, entre a Acibarcelos – Associação Comercial e Industrial de Barcelos e do Vale do Cavado e a CMB – Câmara Municipal de Barcelos.

João Albuquerque, presidente da Acibarcelos, referiu na sua intervenção que este Memorando de Entendimento é de vital importância para os passos seguintes em defesa do sector do têxtil e vestuário no nosso concelho e na região. Referiu que as duas entidades estão empenhadas em ajudar a potenciar o setor e que estão a fazer diligências com parceiros estratégicos como a AICEP, no sentido de defender as empresas do sector têxtil solicitando mais apoios e medidas.

“Pretende-se dar solidez à nossa Indústria Têxtil” que tem uma representatividade muito forte pois a dependência do concelho fase à Indústria Têxtil é de 70% e não podemos ficar indiferentes, disse. Citado em comunicado. Salientou a importância do sector têxtil como motor da economia do concelho, da região norte e do próprio país e a importância das parcerias e dos projetos conjuntos no sentido de ajudarem as empresas a explorarem o seu potencial.

João Albuquerque referiu ainda que com a assinatura deste memorando “é feita a consolidação da vontade mútua entre CMB e Acibarcelos, em apoiar e apostar neste sector”.

Mário Constantino, presidente da Câmara Municipal de Barcelos, referiu que se trata de um momento importante e que vem na sequência de “o que fazer em prol da alavancagem do sector têxtil que emprega 50% da população do concelho”. “A Indústria de Barcelos é o motor do desenvolvimento do concelho, daí a nossa preocupação em trabalhar em rede.” A Câmara Municipal encomendou um estudo de levantamento de necessidades em conjunto com a Universidade do Minho para conhecer a realidade”.   No seguimento da deteção por parte da ACIB e da Câmara Municipal da necessidade em apoiar o sector têxtil foi realizada reunião com os presidentes do Quadrilátero que apresentam necessidades semelhantes, tendo sido realizadas também reuniões com o Ministro da Economia e Ministra da Coesão no sentido de conseguiram apoio e respostas

Neste memorando de entendimento ficou formalizada a vontade da Câmara Municipal de Barcelos em colaborar, de forma coordenada e recíproca na implementação, no concelho de Barcelos, do projeto industrial e internacional promovido pela associação, e um conjunto de parceiros empresariais e institucionais através de diferentes modelos de parceria e empresariais e denominado Cidade Têxtil.

Para o efeito, ficou escrito no memorando que a Câmara Municipal de Barcelos se compromete, entre outras ações, em benefício do concelho, a declarar este projeto “de especial interesse municipal” considerando o seu impacto positivo na promoção do emprego, nas exportações, na competitividade do concelho e do país, na consolidação do sector têxtil e no fomento da capacidade industrial local e nacional.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.