[weglot_switcher]

Bondalti subscreve “Declaração de Antuérpia para um Pacto Industrial Europeu”

A Bondalti, do grupo Mello, maior empresa portuguesa da indústria química e uma das maiores deste setor no espaço ibérico, foi uma das subscritoras da “Declaração de Antuérpia para um Pacto Industrial Europeu”, documento que sublinha o compromisso da indústria para com a Europa e a sua transformação.
20 Fevereiro 2024, 12h37

A declaração foi subscrita, esta terça-feira, por 73 líderes de quase 20 sectores industriais, que apresentaram o documento a Alexander De Croo, primeiro-ministro da Bélgica (país que preside à União Europeia), e à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, naquele que foi o seu primeiro ato público após o anúncio da recandidatura ao cargo.

A Bondalti, do grupo Mello (detida em 100% pela entidade José de Mello Capital), maior empresa portuguesa da indústria química e uma das maiores deste setor no espaço ibérico, foi uma das subscritoras da “Declaração de Antuérpia para um Pacto Industrial Europeu”, documento que sublinha o compromisso da indústria para com a Europa e a sua transformação, e que elenca um conjunto de necessidades urgentes, no quadro dos desafios económicos, geopolíticos e de competitividade à escala global.

Em comunicado a Bondalti detalha que esteve representada no ato de assinatura por João de Mello, presidente da companhia e simultaneamente membro do Conselho de Administração do CEFIC – European Chemical Industry Council, a mais importante associação do setor químico na Europa.

Os signatários da Declaração incluem representantes de diversos sectores, nomeadamente químico, farmacêutico, papel, aço, minas, alumínio, vidro, zinco, metais, têxteis, refinarias, cimento, cal, fertilizantes, cerâmica, gases industriais e biotecnologia.

Durante a Cimeira Europeia da Indústria, realizada em Antuérpia, os líderes dos sectores das indústrias de base, as quais representam 550 mil milhões de euros de valor acrescentado e 7,8 milhões de trabalhadores na Europa, “congregaram esforços com os sindicatos e líderes europeus para abordar as preocupações relativas ao contexto industrial neste continente”, avança a Bondalti.

A “Declaração de Antuérpia” vem sublinhar “a importância crucial da clareza, previsibilidade e confiança na política industrial europeia”, segundo o comunicado.

O presidente do CEFIC, Martin Brudermüller, citado na nota, defende que as indústrias de base na Europa “estão a enfrentar desafios históricos”, nomeadamente o facto de a procura estar a diminuir, os investimentos no continente estarem a estagnar, a produção estar a diminuir significativamente e, diz, “as fábricas estão ameaçadas”.

“Queremos impulsionar a transformação das nossas empresas. Para isso, precisamos urgentemente de uma ação decisiva que crie as condições para uma maior motivação empresarial na Europa”, acrescenta Martin Brudermüller.

A “Declaração de Antuérpia” traça um caminho a seguir. “Ao colocar o Pacto Industrial Europeu na vanguarda da agenda estratégica da Europa, a UE abrirá caminho para uma Europa resiliente, competitiva e sustentável. Esta é a única forma de mostrar ao resto do mundo que o Pacto Ecológico funciona para todos”, referiu o presidente do CEFIC.

Para superar os desafios, a declaração elenca 10 ações concretas, incluindo a integração do Pacto Industrial da UE na mais ampla Agenda Estratégica Europeia, a racionalização da legislação e a simplificação do quadro dos auxílios estatais.

A declaração apela à transformação da Europa num líder mundial no fornecimento de energia hipocarbónica abundante e a preços acessíveis, através de parcerias estratégicas e de infraestruturas sólidas, a par de um maior apoio aos projetos da UE, segundo o comunicado.

A instituição salienta “a necessidade de garantir a autossuficiência das matérias-primas, de promover a procura de produtos sustentáveis e de fomentar a inovação. O mercado único europeu é também destacado como um trunfo que deve ser aproveitado e revitalizado, juntamente com o estabelecimento de um novo espírito legislativo que incentive os investimentos e uma estrutura interna coesa para uma aplicação eficaz das políticas”.

A “Declaração de Antuérpia” é um apelo urgente para revitalizar a realidade industrial da Europa, reforçando os sectores das indústrias de base, garantindo a sua competitividade, sustentabilidade e resiliência num contexto geopolítico em mutação. Ao mesmo tempo realça a vontade da indústria em contribuir “para uma Europa mais forte.”

“Só com um tecido industrial robusto e um diálogo social reforçado a nível europeu se poderá garantir que a transição ecológica seja justa. A Declaração significa um esforço de colaboração para enfrentar os desafios e lança as bases para um retomar do investimento industrial, marcando o início da implementação do Pacto Ecológico Europeu”, defende a CEFIC.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.