[weglot_switcher]

BPI e Fundação ”la Caixa” atribuem 1,4 milhões para apoiar o envelhecimento ativo e saudável

Nas onze edições já realizadas desde 2013, foram premiados 326 projetos no valor de cerca de 8,9 milhões, beneficiando mais de 72 mil pessoas com mais de 65 anos.
17 Abril 2024, 13h55

O BPI e a Fundação “la Caixa” abriram as candidaturas à 12ª edição do Prémio Seniores.

Com uma dotação reforçada para 1,4 milhões de euros, o Prémio Seniores pretende apoiar projetos sociais de entidades do terceiro sector “que promovam a autonomia pessoal, o envelhecimento ativo e o bem-estar das pessoas com mais de 65 anos, com especial atenção para o reforço das relações interpessoais e a prevenção de situações de fragilidade e isolamento, minimizando as situações de institucionalização”.

Nas 11 edições já realizadas desde 2013, foram premiados 326 projetos no valor de cerca de 8,9 milhões, beneficiando mais de 72 mil pessoas com mais de 65 anos.

Em 2023, o Prémio Seniores apoiou 38 projetos sociais, melhorando a vida de mais de quatro mil pessoas. As instituições privadas sem fins lucrativos podem apresentar as suas candidaturas até 20 de maio de 2024.

São quatro os Prémios BPI Fundação “la Caixa” 2024 – Capacitar, Solidário, Seniores e Infância – que este ano reforçam a sua dotação para cinco milhões de euros, a fim de apoiar financeiramente projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“A seleção das candidaturas vencedoras é realizada através de uma avaliação criteriosa dos projetos e das linhas de ação estabelecidas, beneficiando ainda do apoio de dezenas de avaliadores colaboradores ou reformados do BPI que, em regime de voluntariado, reúnem com todas as entidades que passam à segunda fase de avaliação”, acrescenta.

Desde 2010 até à data, foram concluídas 41 edições, que permitiram atribuir mais de 32,2 milhões a 1.035 projetos implementado por 701 entidades de norte a sul de Portugal e ilhas, que promovem a melhoria da qualidade de vida de mais de 213 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social, revela o BPI.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.