[weglot_switcher]

Brexit: May faz remodelação no Governo e designa ministro para preparar saída sem acordo

O novo ministro designado deve ficar encarregue de preparar o cenário para as negociações entre o Reino Unido e a União Europeia terminarem sem que haja acordo entre as duas partes.
8 Janeiro 2018, 11h45

A primeira-ministra britânica, Theresa May, está a preparar uma remodelação governativa para conseguir reunir um maior apoio entre os defensores do Brexit. A mudança inclui a designação de um novo ministro que deve ficar encarregue de preparar o cenário para o caso das negociações entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) terminarem sem que haja acordo entre as duas partes.

Segundo avança o jornal britânico ‘The Telegraph”, esta remodelação vem atender às críticas dos apoiantes da saída do Reino Unido da União Europeia, que acusam a primeira-ministra – que fez campanha pela permanência do país no bloco europeu no referendo de junho de 2016 – de “dançar ao som da música da UE”. Para dar alento à sua frágil legitimidade, Theresa May quer agora aumentar o número de ‘Brexiteers’ no Parlamento.

Para isso, Theresa May quer colocar um novo ministro no departamento de David Davis, que desempenha o papel de secretário de Estado incumbido das negociações do Brexit com a UE. O novo membro deve participar nas reuniões de gabinete e, em função do desenrolar das conversações com os líderes europeus, preparar um plano de contingência para o país.

O Reino Unido comprometeu-se em concluir o processo do Brexit no dia 29 de março do próximo ano, depois de um período de dois anos de negociações. A nova fase de negociações, como serão abordadas as relações comerciais pós-Brexit entre as duas partes, deve iniciar-se ainda durante o mês de janeiro, depois de se ter gerado um impasse nas negociações, que atrasou a conclusão da primeira fase.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.