[weglot_switcher]

Brexit. Pedidos de estatuto de residência continua a aumentar mas mais de meio milhão ainda não obteve resposta

Só em outubro, 590.300 cidadãos europeus avançaram com um pedido de estatuto de residente no Reino Unido. Segundo os dados do Ministério do Interior, espera-se que todos os 3,4 milhões de cidadãos da UE naquele país peçam o mesmo estatuto até dezembro de 2020.
  • Luke MacGregor/Reuters
14 Novembro 2019, 18h26

A quantidade de cidadãos europeus que recebeu um estatuto de residência temporário e mais precário no Reino Unido continua a aumentar, revelam as últimas estatísticas do Ministério do Interior, citados pelo jornal britânico “The Guardian”, esta quinta-feira.

Espera-se que todos os 3,4 milhões de cidadãos da União Europeia (UE) residentes no Reino Unido solicitem um  estatuto de residência, se quiserem continuar a viver no país, legalmente, depois do Brexit. As estatísticas mais recentes do Guia para o Sistema de Registo de Cidadãos mostram que 590.300 mil pessoas avançaram com um pedido em outubro, elevando o número total de pedidos para 2.450.000.

Pouco mais de 1,9 milhão de pessoas receberam algum tipo de estado no Reino Unido. No entanto, a proporção de pessoas que se candidataram a estatutos de residência mais precários e temporários continua a aumentar, passando de 32% na fase de testes do sistema de registo para 34% no mês depois do lançamento nacional em março, situando-se agora nos 44% ​​em outubro.

Os grupos a favor da UE consideram ser positivo ver mais de meio milhão de pessoas a candidatarem-se ao estatuto  pelo segundo mês consecutivo, mas manifestaram preocupação com o aumento no número de solicitações que ainda não foram aprovadas. Segundo o jornal, existem 525,200 mil pedidos por processar.

O Ministério do Interior disse que os cidadãos da UE e suas famílias têm até 31 de dezembro de 2020 para se candidatar, e acrescentou que os candidatos podem solicitar uma revisão administrativa se acharem que receberam um estatuto de residência temporário indevido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.