O grupo Carrefour anunciou a assinatura de um acordo para vender uma participação acionista de 80% no Carrefour China ao grupo chinês Suning.com, por 620 milhões de euros, noticiam os sites de negócios.
A transação, que será paga em dinheiro, avalia o Carrefour China em 1,4 mil milhões de euros e o grupo manterá dois dos sete assentos no Conselho de Supervisão da empresa. A assinatura do negócio está sujeita à aprovação pelas autoridades chinesas da concorrência, que se pronunciará mais para o fim de 2019 – mas a intenção de venda já era conhecida desde há cerca de um mês.
O Carrefour China opera naquele país desde 1995 e tem uma rede de 210 hipermercados e 24 lojas de conveniência. Em 2018, obteve vendas líquidas de 3,6 mil milhões de de euros e EBITDA de 66 milhões. O Suning.com é uma das principais redes de retalho da China, com cerca de 9 mil lojas, localizadas em mais de 700 cidades, e administra a terceira maior plataforma de comércio eletrónico do país.
Segundo os analistas, o negócio deve-se ao amadurecimento do projeto com mais de 20 anos e não a qualquer intenção de deixar o mercado chinês, que se encontra, do ponto de vista do consumo, em franca expansão.
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