[weglot_switcher]

CDS-PP Madeira propõe possibilidade de isenção de componente letiva a professores com mais de 60 anos

Os centristas querem ainda a extensão do ensino secundário até ao 12º ano no Caniço.
29 Julho 2019, 15h35

O CDS-PP Madeira propõe que os professores acima dos 60 anos tenham a possibilidade de ficarem isentos da componente letiva. Os centristas querem ainda que a freguesia do Caniço passe a dispor do ensino secundário até ao 12º ano de escolaridade.

O deputado do CDS-PP Madeira, António Lopes da Fonseca, defendeu que com a possibilidade de os professores poderem ficar isentos da componente lectiva, permitiria rejuvenescer a classe.

“Será sempre uma opção”, explica o deputado centrista. Lopes da Fonseca, diz que os professores que quiserem continuar a leccionar podem fazê-lo.

“Não deixariam de trabalhar, como é óbvio, porque teriam outras atividades nas escolas, mas seria uma forma de reconhecer-lhes o mérito de uma carreira tão longa”, acrescenta.

Quanto à extensão do 12º à freguesia do Caniço, Lopes da Fonsenca disse que se “os pais, se assim entenderem, têm a possibilidade de manterem os seus filhos nesta freguesia até ao 12.º ano, que é aquela em que residem, o que poderá contribuir para a estabilidade emocional de muitos jovens, que não terão de deslocar-se para o Funchal”.

O centrista diz que esta medida vai “ao encontro do ensejo de muitas pessoas” que nos contactaram. Contudo Lopes da Fonseca reconheceu que esta alteração poderia implicar adaptações ao parque escolar da localidade.

“Será a adaptação desta escola (2.º e 3.º ciclos)? A construção de uma nova escola? A adaptação de infra-estruturas que existem na freguesia? Tudo isto terá de ser pensado. Para nós o fundamental é que que exista o 12.º ano para que as famílias possam ter cá os seus filhos, se essa for a opção, mas também poderem ir para o Funchal”, reforça.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/parlamento-da-madeira/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”1064″ slug=”parlamento-da-madeira” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/parlamento-da-madeira/thumbnail?version=1563986977337&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.