[weglot_switcher]

CDS quer ouvir secretário de Estado e bastonária dos Enfermeiros

Requerimento enviado à Comissão Parlamentar de Saúde indica que utentes do Serviço Nacional de Saúde estão a sofrer “consequências destas divergências e falta de capacidade de negociação”.
5 Fevereiro 2019, 15h41

O CDS-PP requereu a audição urgente do secretário de Estado adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, e da bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, na Comissão Parlamentar de Saúde. O pedido dos deputados centristas veio na sequência do anúncio da suspensão das relações institucionais desse membro do executivo com a representante eleita pelos profissionais, os quais têm uma greve em curso.

“O Grupo Parlamentar do CDS-PP entende que esta decisão se reveste da maior gravidade e preocupação, uma vez que, a nosso ver, deveriam estar a ser acautelados, por ambas as partes – Ministério da Saúde e Ordem dos Enfermeiros – os diversos apelos públicos para que exista ponderação, seriedade, responsabilidade e sentido institucional no decorrer das negociações entre enfermeiros e Ministério da Saúde”, lê-se no requerimento assinado por Assunção Cristas, Isabel Galriça Neto, Teresa Caeiro e Ana Rita Bessa.
O gabinete do secretário de Estado enviou nesta terça-feira uma nota à comunicação social a dar conta de “não existirem condições para dar continuidade às reuniões regulares com a Ordem dos Enfermeiros”, alegando que a bastonária “tem extravasado as atribuições da associação profissional que representa”.

 

Interpretando a posição de Francisco Ramos como uma reação às críticas de Ana Rita Cavaco às declarações do primeiro-ministro António Costa acerca da greve dos enfermeiros, considerando-a “selvagem” – o que levou a bastonária a escrever, na sua página de Facebook que “com os poderosos que ganharam milhões nunca o ouvi com voz tão grossa e tão nervoso” -, o CDS-PP afirma-se preocoupado por os utentes do Serviço Nacional de Saúde estarem “a sofrer as consequências destas divergências e falta de capacidade de negociação”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.