[weglot_switcher]

China Three Gorges firma acordo com X-Elio para comprar centrais fotovoltaicas em Espanha

A aquisição de centrais fotovoltaicas da X-Elio pela CTG deverá ficar concluída até ao fim do ano, mas faltam ainda as aprovações regulatórias necessárias.
14 Agosto 2020, 15h28

A China Three Gorges, empresa que é o maior acionista da EDP com 23,27% do seu capital, fechou um acordo com X-Elio para adquirir um portefólio de 500 megawatts (MW) das centrais fotovoltaicas da empresa energética espanhola, dá conta o “El Economista” esta sexta-feira.

A aquisição das centrais fotovoltaicas pela CTG deverá ficar concluída até ao fim do ano, mas faltam ainda as aprovações regulatórias necessárias.

O acordo foi fechado com a assessoria do Citigroup e representa para a CTG um reforço da sua presença no continente europeu, tendo em conta os investimentos que a empresa chinesa tem em Portugal, Alemanha, Reino Unido e Grécia. As centrais que a CTG vai adquirir foram construídas no último ano, estando localizadas nas regiões da Andaluzia, Extremadura, Castela-Mancha, Murcia e Castela e Leão.

Segundo o jornal espanhol, a entrada da CTG em Espanha é um factor dinamizador do mercado energético espanhol e espelha o crescente interesse de investidores internacionais. O mesmo título diz que o principal acionista da EDP chegou a tentar adquirir a X-Elio, mas teve de abandonar a sua oferta pública de aquisição.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.