[weglot_switcher]

Coca-Cola investe 180 milhões e cria nova garrafa feita com lixo marinho

Como parte da nova estratégia sustentável, a Coca-Cola anunciou que todas as suas garrafas de plástico vão ser feitas de material 100% reciclável em 2025, na Europa, e em 2030, no mundo, o que significaria evitar o uso de mais de 20 mil toneladas de plástico virgem apenas em Espanha e Portugal.
4 Outubro 2019, 19h55

A estratégia de sustentabilidade da Coca-Cola promete acelerar os prazos para a remoção de plásticos e criar uma garrafa feita com lixo marinho. A empresa vai investir 180 milhões no desenvolvimento de embalagens sustentáveis. O novo projeto chama-se ‘Mares Circulares’ e tem como objetivo dar um novo propósito ao lixo marinho e promover uma maior intervenção em limpeza de costas, praias e fundos marinhos.

O trabalho foi desenvolvido com a Ioniqa Technologies  eIndorama Ventures e juntos conseguiram fabricar cerca de 300 garrafas utilizando 25% de plástico reciclado.

Foto cedida

“Nosso objetivo é tornar obsoleto o termo plástico de uso único”, diz Tim Brett, presidente da Coca-Cola na Europa Ocidental. A maior empresa de bebidas do mundo comprometeu-se a remover todos os plásticos de suas embalagens de latas, tanto em suas embalagens quanto nos anéis que utiliza para agrupar seus recipientes e trocá-los por papelão.

A estratégia começará a ser implementada neste outono com seu formato minican, as latas de 220 mililitros, o que significará parar de usar 1.380 toneladas de plástico por ano na sua cadeia a partir de 2020, mas será estendido no próximo ano para o formato tradicional de 330 mililitros, começando com a sua fábrica em Barcelona, ​​a que mais produz em Espanha, para expandir gradualmente o processo para a restante cadeia.

Mais tarde, o rótulo e os anéis de garrafas plásticas de meio litro também serão removidos para eliminar mais de 11 mil toneladas de plástico por ano na Europa Ocidental, das quais 2.600 toneladas corresponderão à sua subsidiária ibérica.

Paralelamente, a Coca-Cola anunciou que todas as suas garrafas de plástico vão ser feitas de material 100% reciclável em 2025, na Europa, e em 2030, no mundo, o que significaria evitar o uso de mais de 20 mil toneladas de plástico virgem apenas em Espanha e Portugal. A empresa espera que em 2023 50% das suas embalagens de plástico sejam fabricados com 50% de PET reciclado ou renovável, um objetivo que será avançado para 2022 na Península Ibérica.

A subsidiária já mudou todos os contêineres da marca Honest Tea de plástico para vidro e, até o final deste ano, todos os contêineres do Honest Coffee serão reciclados em PET. Em 2020, será a sua água Glaceau Smartwater que fará a transição para 100% de plástico reciclado.

O horizonte do plano de sustentabilidade do grupo é definido em 2025, ano em que a Coca-Cola vai recolher e reciclar o equivalente a 100% de garrafas e latas que coloca no mercado.

“Em 2018, 98% das nossas embalagens já eram recicláveis, 74% já foram recolhidos para reciclagem e 28% do plástico que usamos foi reciclado”, diz Tim Brett. “Sabemos que temos que fazer mais. Os objetivos que estabelecemos para nós mesmos são ambiciosos e devem ser. Todos os pacotes devem ser recolhidos, reciclados e reutilizados”, acrescentou o gerente.

Sé este ano, a subsidiária espanhola espera investir 28 milhões de euros para adaptar a sua cadeia de produção às mudanças nas embalagens e embalagens do grupo, bem como ao desenvolvimento de outras melhorias de sustentabilidade na sua empresa.

Por fim, o grupo anunciou a criação de um Hub de Inovação em Embalagens para acelerar a sua inovação e investir em embalagens sustentáveis na Europa Ocidental, bem como procurar embalagens alternativas para o futuro, como garrafas de papel ou biomateriais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.