[weglot_switcher]

Coletes amarelos: Oito mil invadem Paris, 32 mil em França

Apesar das medidas aprovadas pelo Governo gaulês, como o aumento do salário mínimo em 100 euros, o movimento dos coletes amarelos não dá tréguas a Emmanuel Macron.
12 Janeiro 2019, 16h40

Oito mil coletes amarelos invadiram Paris este sábado, no nono fim-de-semana consecutivo de protestos em França. Apesar das medidas aprovadas pelo Governo gaulês, como o aumento do salário mínimo em 100 euros, o movimento dos coletes amarelos não dá tréguas a Emmanuel Macron.

Em todo o país, 32 mil coletes amarelos estão a protestar este sábado contra o Executivo francês, avança a agência France Presse, citando dados do Governo. Este valor fica abaixo dos 26 mil manifestantes registados no fim-de-semana passado.

O Palácio do Eliseu ordenou a mobilização de 80 mil agentes da polícia em todo o país, e um total de cinco mil para Paris, segundo a Bloomberg. O responsável máximo da polícia de Paris, Michel Delpuech, disse na sexta-feira que esperava protestos violentos, e também um aumento do número de manifestantes depois do período festivo ter terminado, mas longe das multidões registadas, na ordem dos centenas de milhares.

A manifestação teve o seu início no ministério das Finanças e terminaria no final da Avenida dos Campos Elísios, no Arco do Triunfo. Segundo a televisão gaulesa BMFTV, cerca de uma centena de coletes amarelos já foram identificados pela polícia. Alguns vídeos difundidos pela BMFTV, mostram momentos de tensão entre os manifestantes e a polícia na zona dos Campos Elísios na capital francesa pelas 14:00 deste sábado, hora de Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.