[weglot_switcher]

Coloca o telemóvel em cima da mesa em esplanadas de cafés ou restaurantes? Má ideia

A prática de falso peditório é usada pelos larápios para roubar os telemóveis.
  • 3 – Uso de telemóvel
12 Abril 2022, 22h30

Costuma colocar o telemóvel em cima da mesa na esplanada de cafés ou restaurantes? Má ideia. Esta prática corrente facilita a vida aos larápios, que têm assim ‘via verde’ para roubar telefones.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou hoje a detenção de dois jovens em Lisboa por roubarem telemóveis ‘estacionados’ nas mesas de esplanadas, à mão de semear dos criminosos.

A Divisão de Investigação Criminal procedeu à detenção de um jovem com 21 anos e uma jovem com 18 anos de idade a 6 de abril, pela “prática em conluio de esforços de 13 furtos de telemóveis em esplanadas de cafés e restaurantes na Baixa de Lisboa”.

“As detenções ocorreram em duas fases, primeiro, quando pelas 12h00 a mulher abordou uma turista numa esplanada no Largo do Terreiro do Trigo e, simulando um falso peditório, lhe pôs uma folha A4 à frente criando uma distração, entretanto retirou a folha e furtou o telemóvel, que a turista tinha em cima da mesa. Não conseguiu fugir por ter sido vista pelos agentes da PSP que assistiram ao furto e a detiveram imediatamente, restituindo o telemóvel, no valor de 1.093 euros, à turista”, segundo o comunicado da PSP esta terça-feira.

“A segunda detenção, em que foi detido o namorado da jovem, aconteceu pelas 14h00 junto ao alojamento local onde ambos residiam, local onde o homem foi surpreendido pelos polícias na posse de um telemóvel, no valor de 879 euros, que tinha acabado de furtar a uma cliente num café da Estação do Rossio, usando o mesmo ardil do falso peditório”, acrescenta.

Numa busca ao quarto da pensão onde residiam, a polícia detetou seis telemóveis furtados, sendo que três desses aparelhos foram já entregues aos seus proprietários, que confirmaram ter sido furtados pelos detidos.

“Existem indícios que o casal se preparava para abandonar o país na posse de um considerável lote de telemóveis furtados, todos eles topo de gama e de grande rendimento no mercado da recetação”, explica a PSP.

“Atentos ao ressurgimento de pessoas associadas ao turismo em Lisboa, em especial nesta Época Pascal que atraí muitos turistas, os Polícias da estrutura de investigação da PSP que acompanham o fenómeno, aperceberam-se destes furtos nas esplanadas da baixa e conseguiram de imediato chegar à identificação do casal, percebendo que iniciaram a atividade criminal no início de fevereiro do corrente ano sendo agora interrompida pela PSP”, segundo a polícia.

A PSP prossegue as investigações para apurar a proveniência dos três telemóveis apreendidos que para já não se conseguiram entregar aos legítimos proprietários.

Os dois jovens ficaram a aguardar julgamento em prisão preventiva.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.