[weglot_switcher]

Concurso europeu tem mais de três milhões para ideias que melhorem a indústria

O projeto “SoTecIn Factory, liderado pelo INESC TEC, está a receber inscrições de empreendedores e investigadores até ao final de setembro. O objetivo é tornar as cadeias de valor do têxtil, plástico, embalagens, alimento, água e nutrientes mais sustentáveis e digitais.
16 Agosto 2023, 12h21

Os empreendedores sociais da Europa, com especial experiência em tecnologias para que procurem contribuir para uma indústria mais circular e sustentável, podem candidatar-se a um novo concurso financiado pelo programa Horizonte da Comissão Europeia.

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), que lidera um projeto europeu de digitalização do sector secundário, está a receber candidaturas de inovadores e há 3,3 milhões de euros disponíveis para os 25 melhores (pequenos empresários e investigadores) no âmbito desta iniciativa internacional.

As candidaturas ao “SoTecIn Factory – Social and Technological innovation Factory for low carbon and circular industrial value chains” estão abertas até ao próximo dia 28 de setembro. No fundo, o objetivo é encontrar e apoiar inovações sociais que potenciem a circularidade das cadeias de valor e a redução da pegada de carbono da indústria.

“Soluções que ajudem na redução e substituição de plásticos descartáveis, maximizando o potencial das embalagens ou plataformas ou ferramentas que auxiliem na aproximação entre consumidor e produtor agrícola”, exemplifica o coordenador do projeto e investigador no INESC TEC.

Gustavo Dalmarco prossegue: “Soluções digitais com abordagens centradas em dados para aumentar a transparência e a rastreabilidade da cadeia de valor agroalimentar ou que permitam maior transparência, rastreabilidade e verificabilidade dos dados em nível de produto e incentive a redução dos impactos da produção têxtil”.

“Queremos dar passos importantes na transição para a economia circular e de baixo carbono, recorrendo a soluções sustentáveis que assentem na inovação social e que privilegiem as estratégias circulares de repensar, reduzir, reutilizar, reparar, recondicionar, entre outras”, afirma o especialista.

Numa fase inicial, cada um dos 25 selecionados irá receber 15 mil euros para apoiar o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores e com impacto social. Deste grupo, 15 terão a oportunidade de participar numa demonstração tecnológica – que designam como “pré-mercado” – que inclui um apoio adicional de 85 mil euros, esclareceu esta quarta-feira o INESC TEC.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.