[weglot_switcher]

Decisões dos árbitros com recurso ao VAR vão poder ser audíveis no futebol português

A medida está em fase de testes em competições da FIFA, como aconteceu no Mundial de futebol feminino do ano passado. Permite aos espetadores conhecerem o teor das decisões do VAR e em breve vai poder ser testada no futebol português.
18 Janeiro 2024, 14h24

Os árbitros vão poder passar a dar explicações ao público sobre as decisões tomadas e passíveis de intervenção do VAR. A medida tem sido testada em competições da FIFA (foi o caso no campeonato do mundo de futebol feminino de 2023) e vai passar a ser testada em Portugal.

A informação é avançada esta quinta-feira pelo “JN”, que apurou que o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol recebeu ‘luz verde’ da FIFA (organismo que rege o futebol mundial) e do International Board (IFAB) para aplicar a política. O anúncio deverá ser feito no decorrer desta semana, mas não é ainda certo quando o sistema será colocado em prática.

A confirmar-se, o futebol português estará entre os pioneiros na adoção destes testes.

Em causa está a possibilidade de o chefe da equipa de arbitragem ter consigo um microfone, que usa para comunicar a todos os espetadores presentes no estádio as decisões em que o vídeo árbitro (VAR) possa intervir. Deste modo, será possível saber, no momento da tomada de decisão, o que levou a confirmar ou anular um golo ou a expulsão de um jogador, por exemplo.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.