[weglot_switcher]

Dois em cada três líderes de talento reconhece aumento do investimento em IA

Estudo da Randstad indica que a grande maioria destes líderes considera essencial o uso da IA no atual contexto competitivo das empresas.
27 Março 2024, 19h59

A Inteligência Artificial (IA) é essencial para fazer face à escassez de talento e aprimorar a eficiência operacional, na análise da grande maioria (97%) dos líderes “C-level”. Os dados foram recolhidos pela Randstad no âmbito de um estudo daquela empresa que analisa as tendências do talento para 2024.

Nesse sentido, dois em cada três (66%) reconhecem que as respetivas empresas aumentaram os investimentos efetuados em ferramentas ligadas à IA. Por outro lado, não são poucos os que mostram preocupações com a introdução destas tecnologias (34%) e quase um terço (32%) faz o mesmo relativamente ao uso de tecnologias de forma irresponsável.

Simultaneamente, 78% dos inquiridos apontam para a capacidade da IA em identificar “oportunidades e lacunas” de forma rápida, o que se afigura como uma vantagem num cenário empresarial altamente competitivo.

Saindo da temática da tecnologia, são 34% os líderes de talento que apontam o aumento da competição por skills difíceis de encontrar como o maior desafio que será enfrentado pelas empresas. Segue-se a escassez crescente de skills de especialização, com 32%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.