[weglot_switcher]

Dow Jones ultrapassa os 30 mil pontos pela primeira vez

“Embora, a curto prazo, a recuperação económica esteja a perder impulso devido ao aparecimento de novos surtos, os riscos diminuem e a ações ganham atrativo”, explicam os analistas do Bankinter.
24 Novembro 2020, 17h24

O início do processo de transição na Casa Branca está a ser (muito) bem recebido na bolsa de Nova Iorque. Além de todos os índices estarem a negociar no ‘verde’ na sessão desta terça-feira, esta tarde escreveu-se mais uma página da história nos mercados financeiros norte-americanos pois o Dow Jones Jones ultrapassou os 30 mil pontos pela primeira vez.

“Joe Biden é reconhecido como vencedor da presidência dos Estados Unidos da América e dá-se início ao processo formal de transição, com o compromisso da cooperação de Donald Trump. A possível nomeação de Janet Yellen como secretária do Tesouro será bem recebida. Embora, a curto prazo, a recuperação económica esteja a perder impulso devido ao aparecimento de novos surtos, os riscos diminuem e a ações ganham atrativo”, explicam os analistas do Bankinter, em research.

O índice bolsista industrial sobe 1,66% para 30.081,19 pontos, impulsionado sobretudo por subidas como a da Boeing cerca de 5% para 220,47 dólares. Já o financeiro S&P 500 soma 1,50% para 3.631,40 dólares, à boleia das energéticas – tendo em conta que também o preço do barril do petróleo dispara 4% – e o tecnológico Nasdaq avança 0,97% para 11.996,43 dólares.

Em relação ao petróleo, os analistas da XTB antecipam que o presidente eleito democrata na Casa Branca aumenta probabilidade de retorno de 2 milhões de barris por dia de produção e exportação iraniana.

“A produção da Líbia subiu para 1,2 milhão de barris por dia, mas a situação geopolítica do país tornou-se um pouco mais complexa (as partes do conflito não conseguem chegar a um acordo sobre a distribuição dos lucros do petróleo)”, sublinham ainda, numa nota de mercado onde fazem ainda referencia ao facto de os Emirados Árabes Unidos ponderam deixar de fazer parte da OPEP.

Em destaque estão ainda as criptomoedas. A moeda virtual Bitcoin está a valer mais de 19 mil dólares pela primeira vez desde dezembro de 2017. Segundo o CoinDesk, está agora a valer 19,251.06 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.