[weglot_switcher]

“É preciso um plano para ajudar as PME na transição sustentável”, diz presidente do CAE do Novobanco

Mark Bourke considera que é preciso olhar para cada sector e para a forma como é estruturado e depois descobrir como apoiar as empresas no seu estado atual. O CEO do Novobanco está optimista com o país que considera muito atrativo para investimento,
1 Fevereiro 2024, 12h34

O papel da banca no apoio às empresas e o apoio à transição sustentável foi uma das temáticas abordadas na mesa-redonda, que teve como tema ‘O desafio do ESG: combinação de rentabilidade, sustentabilidade e responsabilidade’, inserida na conferência organizada pelo Jornal Económico e PwC que decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa esta quinta-feira, 1 de fevereiro.

Mark Bourke, presidente do CAE do Novo Banco, defendeu que “é preciso um plano para ajudar as PME na transição sustentável”, considerando que para tal é preciso olhar para cada sector e para a forma como é estruturado e depois descobrir como apoiar as empresas no seu estado atual.

“Estamos sentados numa posição importante porque vamos facilitar, transmitir e apoiar, particularmente as empresas à medida que elas se transformam. Esse será o nosso papel e vai ser muito exigente, porque as coisas estão a evoluir muito rapidamente”, referiu o responsável.

Para Mark Bourke é fundamental perceber a forma como as empresas podem obter as melhores práticas para uma transição sustentável, tendo a banca o papel de apoiar os responsáveis de cada empresa a serem capazes de criar os seus próprios planos, sendo que para isso é necessário que todos estejam sujeitos às mesmas regras.

“Todas as empresas devem ter os mesmos incentivos disponíveis, o acesso, e a capacidade de construir um plano para uma análise sectorial, que deverá ser comum a todos”, afirma.

Sobre a economia portuguesa, Mark Bourke prevê que o crescimento do PIB seja acima dos 1,5% previstos para este ano, e considera a economia portuguesa atrativa para o investimento.

“Portugal, no contexto europeu, é um país muito atrativo para o investimento”, disse o CEO do Novobanco que reconheceu que a inversão da tendência de subida de juros irá ajudar ao investimento. “Estou muito positivo”, disse.

Sobre o contexto político o CEO do banco lembrou que as agências de rating continuam a avaliar com bom risco o país apesar da queda do Governo.

(atualizada)

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.