[weglot_switcher]

EIT Food lança programa para capacitar empreendedoras portuguesas no sector agroalimentar

O programa da EIT Food vai decorrer em simultâneo em 11 países: Bulgária, Croácia, República Checa, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Itália, Espanha, Portugal e Turquia.
26 Abril 2024, 15h20

A organização europeia EIT Food lançou um  programa de mentoria, Empowering Women in Agrifood (EWA), com o intuito de capacitar empreendedoras portuguesas na indústria agroalimentar. Nesta edição o objetivo é aumentar a representação das mulheres em cargos de lideranças. Os prémios vão variar entre os cinco e os 10 mil euros. A participação é gratuita e as candidaturas estão abertas até 24 de maio.

O programa vai decorrer em simultâneo em 11 países: Bulgária, Croácia, República Checa, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Itália, Espanha, Portugal e Turquia.

“A criatividade e o potencial empresarial das mulheres são uma fonte de crescimento económico subexplorada. O EWA não é apenas um programa de financiamento, é um programa de mudança. Queremos inverter a representação das mulheres no tecido empresarial agroalimentar. Acreditamos que, ao investir no potencial destas empreendedoras, podemos desbloquear soluções criativas e sustentáveis para os desafios enfrentados pela nossa cadeia alimentar “, esclarece a diretora da Drive Impact, parceiro do programa, Catarina Miguel Martins.
A EIT Food sublinha que as empresárias representam apenas um terço dos trabalhadores independentes na União Europeia (UE).
“Devido a diversos fatores, o empreendedorismo é atualmente uma opção menos atraente para as mulheres do que para os homens. Esta situação agrava-se quando se trata de zonas rurais e de empresas agroalimentares, como comprovam os números. De acordo com as últimas estatísticas publicadas pelo Serviço Europeu de Estatística, em 2016, as mulheres representavam 28% dos cargos de topo nas explorações agrícolas e pecuárias da União Europeia (UE)”, referiu a organização europeia.

O EWA aborda várias áreas como por exemplo o desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis, estratégias de comercialização e branding, acesso a financiamento e captação de recursos para impulsionar o crescimento, entrada no mercado e expansão internacional, e tem uma duração prevista de seis meses.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.