[weglot_switcher]

Esperanças em torno de nova vacina animam Wall Street

As empresas norte-americanas criaram 2,37 milhões de empregos em junho, menos do que os 9 milhões de postos de trabalho previstos pelo mercado, segundo os últimos dados ADP. No entanto, os mercados norte-americanos reagem em alta leve às boas notícias da Pfizer.
  • Reuters
1 Julho 2020, 15h06

A bolsa de Nova Iorque abriu a sessão desta quarta-feira em terreno positivo. No dia em que arranca o segundo semestre do ano, os mercados financeiros norte-americanos mostram-se impulsionados pelas boas notícias em torno de uma vacina contra o vírus SARS-CoV-2 que está a ser criada pela farmacêutica Pfizer e pela empresa de biotecnologia BioNTech.

Entre os três principais índices de Wall Street, o industrial Dow Jones sobe 0,55%, para os 25.955,25 pontos, o financeiro S&P 500 avança 0,49% e o tecnológico Nasdaq soma 0,28%, para 10.087,00 pontos. Já o Russel 2000 valoriza 0,48%, para os 1.447,60 pontos.

“Fomos apoiados pelos dados clínicos da BNT162b1, um dos quatro elementos do mRNA [ácido ribonucleico] que estamos a avaliar clinicamente, e para os quais temos resultados preliminares,positivos”, adiantou Kathrin U. Jansen, responsável de investigação e desenvolvimento de vacinas da Pfizer, em comunicado. As ações da Pfizer estão a subir 4,43%, para 34,15 dólares.

“Para já, a limitar o sentimento está a projeção do FMI para a produção económica asiática até 2022 e as declarações de um especialista em doenças infeciosas nos Estados Unidos, que alertou os legisladores para a possibilidade das infeções por coronavírus em solo norte-americano subirem para 100 mil novos casos por dia caso se mantenham os atuais comportamentos”, afirma Ramiro Loureiro, trader do Millennium bcp.

O analista refere ainda que a empresa de logística FedEx mostrou bons números do quarto trimestre e boas projeções, o que leva os seus títulos a disparar 15,57%, para 162,05 dólares. “A Beyond Meat [+12,51%, para 150,74 dólares] está igualmente com boa reação à notícia de que vai começar a vender os seus hambúrgueres à base de plantas em 50 lojas Freshippo em Shangai”, adianta ainda, em research.

A nível macroeconómico, destacam-se os novos dados do emprego nos Estados Unidos (payrolls). De acordo com os últimos dados ADP, as empresas norte-americanas criaram 2,37 milhões de empregos em junho, menos do que os 9 milhões de postos de trabalho previstos pelo mercado. Aguarda-se agora a divulgação do ISM Indústria nos Estados Unidos, às 15h00, e as atas da última reunião da Reserva Federal (Fed), às 19h00.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.