[weglot_switcher]

Está a desperdiçar dinheiro? Comece a poupar já em janeiro

Ninguém gosta de desperdiçar dinheiro. A falta de tempo, de paciência ou até de conhecimento podem levar a situações em que acabamos por gastar mais dinheiro do que desejaríamos. A plataforma “ComparaJá” identifica cinco situações em que deve começar a poupar.
19 Janeiro 2024, 16h30

Quando foi a última vez que analisou o extrato do seu banco e viu quanto paga em comissões? Alguma vez equacionou que a prestação do seu crédito à habitação poderia ser mais baixa. A “ComparaJá”, plataforma online de comparação e análise de produtos e serviços financeiros, deixa cinco situações nas quais poderá, provavelmente, estar a perder muito dinheiro ao final do ano.

Janeiro é mês de saldos e de sérios desafios para a sua carteira. Nem todos os saldos e promoções são reais e é necessário fazer algumas pesquisas para perceber se de facto estamos a poupar dinheiro em compras muitas vezes supérfluas e por impulso. Siga este conselho: vá monitorizando durante algumas semanas o preço daquela televisão ou do portátil que está há tanto tempo para trocar. De preferência, faça esse acompanhamento em diversos estabelecimentos. Dá algum trabalho mas no fim vai ter a certeza que está de facto a poupar dinheiro.

Olhar para o extrato de conta pode ser um pesadelo, sobretudo se o conteúdo não for do seu agrado. No entanto, o início do ano é a altura indicada para perceber quanto está a pagar em comissões e anuidades relativamente aos seus cartões de crédito ou mesmo quanto está a pagar por ter o cartão de débito, por realizar transferências ao balcão ou ainda pelos livros de cheques. E até pode acontecer que o valor que está a pagar compense os custos desses cartões. No entanto, é muito importante comparar todo o mercado antes de decidir. Se procura um cartão de crédito para fazer algumas compras online ou para reservar hotéis, escolha um cartão sem anuidade.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.