[weglot_switcher]

Estado espanhol torna-se maior acionista da Telefónica

Acordo feito em Conselho de Ministros no final do ano passado prevê que a holding estatal SEPI atinja um máximo de 10% de participação na operadora de telecomunicações.
  • REUTERS/Sergio Perez
17 Abril 2024, 07h30

O Estado espanhol, através da holding Sociedad Estatal de Participaciones Industriales (SEPI), reforçou a sua participação na Telefónica para 5,034%, dando mais um passo para atingir o fim proposto no acordo feito em Conselho de Ministros, no final do ano passado – assegurar até 10% da empresa de telecomunicações, sendo já o maior acionista da empresa de telecomunicações.

Ao mesmo tempo, o Criteria, do Caixabank e dono do BPI, já detém 5,007% do capital da mesma empresa. Apenas 0,023% separam este primeiro e Estado espanhol.

Ao “el Economista”, fontes do sector indicaram que as aquisições por parte da SEPI vão acelerar nos próximos dias, tendo em vista assegurar os 10% o mais rapidamente possível.

Num comunicado emitido através do regulador dos mercados espanhol (CNMV – Comisión Nacional del Mercado de Valores), a Sepi reconheceu que a participação, que tem vindo a aumentar na Telefónica, “proporciona uma maior estabilidade acionista à empresa, para atingir os seus objetivos, e contribui para a proteção das capacidades estratégicas de uma empresa-chave no sector das telecomunicações e determinante na maioria das capacidades industriais e áreas de conhecimento que afetam os interesses essenciais da defesa e da segurança nacional”.

O regresso do Estado espanhol à operadora foi concretizado no final de março, mais de 20 anos após a sua privatização, quando a SEPI anunciou a aquisição 3,044% da empresa telecomunicações.

De recordar que, nas últimas semanas, a Saudi Telecom (STC) acelerou as negociações para comprar a Altice Portugal.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.