[weglot_switcher]

EUA e Rússia chegam a acordo para cessar-fogo no sudoeste da Síria

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, vai dar mais pormenores das negociações ainda esta sexta-feira.
7 Julho 2017, 19h25

Os Estados Unidos da América, a Rússia e vários países da região chegaram a acordo para um cessar-fogo no sudoeste da Síria. A notícia foi avançada pela Reuters esta sexta-feira e cita fontes das autoridades norte-americanas.

Segundo a agência noticiosa, o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, encarregar-se-á de dar mais pormenores do acordo sobre a Síria ainda esta tarde, durante o encontro de líderes mundiais, na cimeira do G20, em Hamburgo. “Ainda há muito trabalho a fazer”, alertou o porta-voz dos Estados Unidos.

A Síria não foi o único tema em cima da mesa dos chefes de Estado das duas potências mundiais. De acordo com as informações veiculadas na imprensa internacional, Donald Trump e Vladimir Putin conversaram seriamente, durante um longo período de tempo, sobre a alegada interferência russa na última ida às urnas nos Estados Unidos da América.

“Eles tiveram uma longa e forte conversa sobre o assunto”, admitiu Rex Tillerson. “O presidente [Donald Trump] pressionou o presidente Putin mais do que uma vez relativamente ao envolvimento da Rússia [nas eleições presidenciais norte-americanas]. O presidente Putin negou o envolvimento.

O dirigente russo negou qualquer interferência no sufrágio norte-americano e o republicano apertou-lhe a mão e assentiu, assegurando, por sua vez, que a sua a campanha nas presidenciais não conspirou contra Moscovo.

À saída da reunião, o presidente norte-americano afirmou aos jornalistas que foi “uma honra” conhecer o homólogo russo e disse que espera que cheguem “coisas positivas” à relação entre os dois países. “O presidente Putin e eu temos estado a discutir vários temas, e eu acho que está a correr bem”, garantiu aos meios de comunicação social.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.