[weglot_switcher]

Ex-CEO do Barclays acredita que bancos devem correr mais riscos

Em entrevista à estação televisiva “BBC”, Bob Diamond, acredita também que o ambiente da crise pós-financeira levou os bancos a correrem poucos riscos. “Se eles [bancos] não correm riscos, então não estão a ajudar a criar empregos e ao crescimento económico”.
  • Toby Melville/Reuters
13 Setembro 2018, 10h28

O ex-CEO do Barclays Bob Diamond acredita que os bancos devem correr mais riscos no dias de hoje, considerando que para esse facto contribuiu o ambiente da crise pós-financeira, que levou o setor bancário a auto-desafiar-se pouco. O antigo dirigente bancário já foi considerado ‘persona non grata na banca’ pelo ministro do Trabalho britânico, Peter Mandelson.

A dois dias do 10º aniversário do colapso da Lehman Brothers, Bob Diamond, em entrevista à estação televisiva “BBC”, referiu que “se eles [bancos] não correm riscos, então não estão a ajudar a criar empregos e ao crescimento económico”.

Várias figuras do setor bancário estão também a aproveitar esta efeméride para falar dos seus arrependimentos, mas tendo uma atitude positiva em relação às mudanças no sistema financeiro que ocorreram desde então para tornar o mundo mais seguro.

“A cultura dos bancos agora é que, se alguém cometer um erro, será multado ou o banco estará com problemas”, referiu Bob Diamond à “BBC”. O banqueiro deixou o Barclays em 2012 devido a um escândalo de manipulação e está agora envolvido com a Atlas Mara, uma empresa de serviços financeiros com especial enfoque em África, que o próprio fundou em 2013.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.