[weglot_switcher]

“Fascismo nunca mais”. Frente Antifascista pede “posição clara” a partidos políticos sobre conferência neonazi

Os organizadores do protesto opõem-se àquilo que dizem ser “a normalização deste discurso de ódio” e sublinham que as organizações neonazis a operar em Portugal violam a Constituição.
  • Vladimír Čičmanec
6 Agosto 2019, 07h45

A Frente Unitária Antifascista quer que os partidos políticos tomem uma “posição clara” sobre a conferência neonazi, marcada para dia 10 de agosto em Lisboa, a fim de impedir a sua realização. Os organizadores do protesto opõem-se àquilo que dizem ser “a normalização deste discurso de ódio” e sublinham que as organizações neonazis a operar em Portugal violam a Constituição.

“Num país que viveu um regime ditatorial e que conta na sua Constituição o artigo 46, alíneas 1 e 4, que explicita a proibição de organizações racistas ou que perfilhem a ideologia fascista, ou ainda que promovem a violência, é difícil perceber que este tipo de eventos possa acontecer”, sublinham os organizadores do protesto, numa petição pública eletrónica, com o nome “Contra a conferência Neonazi do dia 10 de Agosto em Lisboa”.

Na petição, que conta já com mais de 4 mil assinantes, a Frente Unitária Antifascista pede aos partidos políticos que tomem “uma posição clara perante esta violação da nossa Constituição, história e memória” e sejam tomadas medidas para que a conferência não aconteça. “Pretendemos a proibição desta conferência e de qualquer evento neonazi no território português”, indica.

E acrescenta: “Não podemos aceitar que tal evento aconteça sem uma reação da parte de quem esteja pronto a defender a nossa democracia, e a liberdade que com ela conquistámos. Em Portugal, neonazis não são bem-vindos! Fascismo nunca mais!”.

A conferência nacionalista está a ser organizada pelo grupo de extrema-direita ‘Nova Ordem Social’, liderado por Mário Machado, e vai contar com a presença de vários dirigentes de partidos de extrema-direita e neonazis europeus. Entre os convidados está Paul Anthony Golding, que lidera o partido Britain First e foi o primeiro condenado num tribunal britânico pelo crime de ódio racial.

Os signatários da petição apelam ainda à mobilização de cidadãos, partidos, sindicatos, movimentos e organizações para que, no mesmo dia em que os neonazis se reunirão, “o povo português deixe uma mensagem clara aos neonazis europeus”. A concentração, que designaram de “mobilização nacional antifastista” está marcada para sábado às 13h00, em Lisboa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.