[weglot_switcher]

Fosun admite sair do BCP, segundo a Reuters

A Reuters diz que a Fosun International está aberta à venda de sua participação remanescente no Millennium BCP (que é de 20,03%), após alienar algumas ações no início deste ano, de acordo com duas fontes familiarizadas com o processo.
18 Março 2024, 18h08

A Reuters diz que a Fosun International está aberta à venda da sua participação remanescente no Millennium BCP (que é de 20,03%), após alienar algumas ações no início deste ano. A informação foi recolhida pela agência noticiosa junto de duas fontes familiarizadas com o processo.

O conglomerado chinês, que pretende aumentar o seu fundo de maneio, face ao que os analistas consideram como pressão da dívida, tem avaliado várias opções, como encontrar um comprador estratégico para a participação de 20%, disse uma das fontes à Reuters.

A participação valia cerca de 836 milhões de euros na segunda-feira, segundo dados do LSEG, citados pela Reuters.

Bancos europeus, incluindo o espanhol BBVA e CaixaBank foram sondados como potenciais compradores, refere ainda a agência noticiosa. No entanto, o CaixaBank já deu a entender que tem pouco interesse em adquirir a participação, segundo a mesma notícia.

A Reuters diz ainda que a Fosun não respondeu a um pedido de comentário, nem o BCP, BBVA e Caixabank quiseram comentar.

Em Janeiro, a Fosun vendeu 5,6% do maior banco cotado de Portugal por 235 milhões de euros, numa colocação privada em investidores institucionais organizada pela UBS. Um porta-voz do grupo chinês disse, na altura, que pretendia manter uma participação acima de 20%.

O racional da Fosun é não perder a autorização do BCE que é precisamente para 20% do BCP.

A Fosun é o maior acionista individual do BCP, seguida da petrolífera estatal angolana Sonangol com 19,49%.

A Fosun está a rever outros investimentos em instituições financeiras, segundo a agência noticosa. O grupo de Hong Kong está a considerar a venda de sua participação na Ageas, informou a Bloomberg no mês passado.

O grupo chinês revelou num documento que tinha celebrado um contrato a prazo pré-pago com um banco de investimento para vender 1,8% da seguradora belga ao longo do tempo.

A Fosun está também a estudar um possível IPO (oferta pública inicial) parcial da seguradora Fidelidade, provavelmente para 2025, tal como avançou em primeira mão o Jornal Económico. A Reuters confirma esta notícia citando um porta-voz da Fidelidade.

Contactada no sentido de prestar esclarecimentos sobre o tema, a Fosun optou por não comentar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.