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Fraudes com cartões bancários: o que precisa saber (parte 1)

Ao utilizar a caixa automática, o consumidor deve sempre verificar se a máquina aparenta estar em bom funcionamento, por exemplo, ao inserir o cartão pode aperceber-se se a ranhura se encontra em condições, isto é, se não está danificada, partida, ou alterada.
15 Abril 2019, 07h30

Quem não tem cartão de débito e/ ou de crédito? Atualmente os cartões  de pagamento são o instrumento de pagamento eletrónico mais utilizado para a aquisição de bens e serviços.

Paralelamente a esta realidade, sabemos que as fraudes com os cartões de crédito ou débito também têm crescido e os consumidores necessitam estar prevenidos e atentos.

Cuidados a ter na utilização da caixa automática – ATM ou máquina Multibanco

Ao utilizar a caixa automática, o consumidor deve sempre verificar se a máquina aparenta estar em bom funcionamento, por exemplo, ao inserir o cartão pode aperceber-se se a ranhura se encontra em condições, isto é, se não está danificada, partida, ou alterada. Se estas boas condições não se verificaram, o consumidor não deverá usar a ATM, pois há o risco de o cartão ficar retido ou até ser alvo de fraude, como seja clonagem.

Mas se o cartão ficar mesmo retido?

O consumidor deverá contactar de imediato o seu banco (entidade emitente do cartão) ou verificar os contactos existentes no site do Banco de Portugal que o ajudam a encontrar o emissor do seu cartão.

Em caso de não conseguir reaver o cartão, deve pedir de imediato a anulação do cartão, procurando evitar problemas de maior, tais como apropriação indevida dos seus dados pessoais.

Atenção no momento em que inserir o seu PIN

Alertamos para a necessidade de, ao introduzir o seu PIN na Caixa Automática, tomar precauções para evitar ‘olhares curiosos’ sobre o código, podendo, inclusivamente, tapar o movimento de marcação dos algarismos com a outra mão.

O que fazer em caso de perda, roubo, furto ou falsificação do cartão

Nos casos de desaparecimento do cartão ou até se suspeitar que este foi  falsificado, o consumidor deve comunicar imediatamente a situação ao  emitente do cartão,  através dos contactos indicados pelo banco e também disponíveis no site do Banco de Portugal.

Procure-nos em: DECO MADEIRA está à sua espera na Loja do Munícipe do Caniço; Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 035 Caniço; deco.madeira@deco.pt

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