[weglot_switcher]

Fundo de Inovação dos CTT investe em start-up de gestão financeira e documental

O 1520 Innovation Fund é integralmente financiado pelo Grupo e a sua gestão foi confiada à Iberis Capital, “que apresenta um currículo sólido em gestão de fundos de investimento e com espectro de empresas diversificado, de start-ups a PMEs”.
16 Abril 2024, 18h25

O Fundo 1520, com uma dotação, reforçada no final do ano passado, de 8 milhões de euros, (antigo Fundo Techtree) participou na ronda de financiamento da GoFact, uma start-up que desenvolve soluções integradas de gestão para empresas e particulares, que proporcionam maior eficiência e democratização dos processos de gestão financeira e documental.

O 1520 Innovation Fund  foi lançado pelos CTT para apoiar atividades de inovação nas pequenas e médias empresas e start-ups. É integralmente financiado pelo Grupo e a sua gestão foi confiada à Iberis Capital, “que apresenta um currículo sólido em gestão de fundos de investimento e com espectro de empresas diversificado, de start-ups a PMEs.”

“Este investimento na GoFact está incluído numa dinâmica de aceleração de investimentos no nosso Fundo 1520 em empresas de elevado potencial e em áreas que são prioritárias na Agenda de inovação dos CTT”, afirma Nuno Matos, Diretor de Digital, Novos Canais e Inovação dos CTT.

“A GoFact tem uma forte componente de I&D aplicada ao desenvolvimento de tecnologia com vista à simplificação de processos de gestão documental, faturação online e de gestão bancária com suporte a inteligência artificial. Este investimento está em linha com a nossa convicção de que as empresas procuram cada vez mais soluções integradas que simplifiquem a sua gestão no dia-a-dia”, acrescenta.

Hugo Pinto, CEO e Founder da GoFact diz “vê assim reconhecida a sua estratégia e visão diferenciadoras num mercado altamente competitivo, e reforçada a sua aposta em I&D e inteligência artificial no desenvolvimento de soluções de gestão financeira e documental ao serviço das empresas e particulares”.

Para os Correios esta aposta reforça a proximidade ao ecossistema de start-ups, em áreas onde o Grupo CTT opera.

“Esta é mais uma start-up em que o fundo 1520 aposta e a sua operacionalização e acompanhamento será, como habitualmente, feito através do programa de interação com start-ups dos CTT, o 1520 StartuProgram”, revela a empresa liderada por João Bento.

Os CTT explicam que “o Fundo 1520, com uma dotação, reforçada no final do ano passado, de 8 milhões de euros, visa investir em start-ups (seed, series A e growth) e pequenas e médias empresas, privilegiando a atuação em setores alinhados com as prioridades de atuação dos CTT, nomeadamente e-commerce, operações & logística, comunicações, fintech, retalho, publicidade e sustentabilidade”.

Está também prevista a possibilidade de co-investimento, com a abertura para eventuais parcerias com redes de investidores, para promoção de partilha de oportunidades de investimento.

O programa 1520 StartuProgram dos CTT desenvolve e apoia start-ups nacionais e contribui em simultâneo para o desenvolvimento do seu próprio ecossistema.

“O programa de interação com start-ups visa abrir as portas dos CTT ao respetivo ecossistema, procurando projetos que se enquadrem no nosso negócio, potenciando áreas de colaboração conjunta e com os benefícios recíprocos que daí advêm”, revela a empresa.

Desde a sua criação, o programa já mapeou mais de 2000 empresas, contando com 21 projetos atualmente em curso: 6 em parcerias comerciais, 15 em projetos de co-criação, 1 aquisição e 8 investimentos via Techtree, a KIT-AR, a Sensefinity, a Habit, a Fraudio, a Paynest, a Ubirider, a Neuralshift e a GoFact.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.