[weglot_switcher]

Gigante chinesa vai tornar-se no maior fabricante de painéis solares do mundo

A produção máxima desta fábrica terá o dobro dos 30 gigawatts de capacidade já instalados na China em 2019 e será capaz de fornecer quase 51% da procura global por ‘energia verde’.
1 Abril 2020, 07h33

A GCL System Integration Technology tem em cima da mesa planos para construir a maior fábrica de painéis solares do mundo com capacidade para responder pelo menos a metade das necessidades mundiais. De acordo com a notícia avançada pela Bloomberg, espera-se que a fabricante chinesa invista pelo menos 18 mil milhões de yuan (cerca de 2,31 mil milhões de euros) para inaugurar o novo espaço.

A fábrica deverá ser construída a leste da província de Hefei e será capaz de produzir painéis solares com 60 gigawatts de energia, de acordo com um comunicado emitido pela GCL System e enviado para a bolsa de Shenzhen a 27 de março. Porém não adiantou detalhes sobre o arranque da operação.

A produção máxima desta fábrica terá o dobro dos 30 gigawatts de capacidade já instalados na China em 2019 e será capaz de fornecer quase 51% das instalações solares em todo o mundo.

O projeto aumentará a capacidade da GCL de produzir nove vezes mais painéis a partir de 7,2 gigawatts, de acordo com dados da BloombergNEF.

A maior fabricante de painéis solares do mundo atualmente é a chinesa JinkoSolar Holding que tem a capacidade de produzir painéis solares com 16 gigawatts. Os players chineses de energia solar anunciaram planos de expansão nos últimos meses, como maneira de conquistar uma maior participação de mercado e reduzir custos de produção.

A GCL anunciou que vai gastar cinco mil milhões de yuans (64 milhões de euros) na primeira fase do projeto, com 15 gigawatts de capacidade de produção. As outras três fases deverão arrancar mais tarde, com um cronograma baseado nas vendas e na utilização da instalação, afirmou a empresa no comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.