[weglot_switcher]

GO Porto fecha 2023 um investimento executado de 24,3 milhões

A empresa municipal GO Porto fechou o ano de 2023 com 60 empreitadas concluídas, 25 em curso e 110 em projeto para reabilitar a cidade.
25 Janeiro 2024, 10h47

Com um total de 135 intervenções em mãos, das quais 25 em curso e outras 110 em fase de execução de projeto, a área de atuação da GO Porto pela cidade “é mais abrangente do que nunca”, refere a empresa em comunicado. O investimento executado ascendeu aos 24,3 milhões de euros.

Desde a requalificação de escolas, centros de saúde e edifícios culturais, a beneficiações profundas de arruamentos, passando por construções de raiz de equipamentos desportivos, estas empreitadas cobrem geograficamente toda a cidade do Porto, com especial incidência em Ramalde, Campanhã, Bonfim, Massarelos, Cedofeita e Paranhos.

Dentro das 60 obras terminadas e entregues à cidade em 2023, encontra-se a histórica Escola Secundária Alexandre Herculano. Após mais de um ano de intervenção profunda e modernização das suas infraestruturas, a escola secundária abriu portas ao mesmo tempo da também renovada Escola Básica do Falcão. Ainda no âmbito da Educação, é de realçar o arranque da requalificação da EB dos Correios, que ficará concluída antes do início do novo ano letivo, num investimento municipal de 1,4 milhões de euros.

2023 também foi o ano em que foram colocadas as primeiras pedras de obras relevantes para a cidade do Porto. Entre as 64 empreitadas iniciadas no ano transato, encontra-se a construção do Parque da Alameda de Cartes. Campanhã recebe assim um pulmão verde com uma área de 40 mil metros quadrados, numa intervenção que corresponde a um investimento municipal na ordem dos 2,2 milhões de euros.

“O Desporto continua a ser aposta do executivo municipal, com início, em junho passado, da segunda fase da empreitada do Parque Desportivo de Ramalde, que engloba novas infraestruturas desportivas e de apoio administrativo. Esta última fase representa um investimento perto dos 4,9 milhões de euros”.

No âmbito da Mobilidade, e para além da continuidade do programa Rua Direita, iniciado em 2018, o destaque de 2023 vai para a concretização da nova ligação entre a Rua Frederico Ozanam e a Avenida Sidónio Pais, em Ramalde, permitindo assim concluir uma das saídas da Rotunda do Bessa que estava por abrir. É de realçar ainda o arranque da construção de um novo arruamento que vai unir a Rua das Andresas à Avenida Vasco da Gama, também em Ramalde. Num investimento municipal que ascende os 1,3 milhões de euros, trata-se da conclusão de um loteamento inacabado desde 1990.

No portefólio de 2023, destaca-se também a reconversão do antigo Matadouro Industrial do Porto, assente num investimento privado a rondar os 40 milhões de euros. Esta intervenção prevê a reconversão integral do complexo, mantendo a sua memória histórica e natureza arquitetónica. Dos 20 mil metros quadrados disponíveis para construção, 7.885 metros quadrados ficarão sob gestão municipal, sendo o restante explorado pela entidade vencedora do concurso.

Com um orçamento municipal de 42,9 milhões de euros para 2024, a GO Porto tem, dentro de portas, vários projetos muito aguardados pela cidade que vão finalmente ver a luz do dia. À cabeça, a requalificação da Biblioteca Pública Municipal do Porto vai a concurso público ainda no primeiro trimestre de 2024, com investimento na ordem dos 26 milhões de euros e um prazo de intervenção de três anos, refere a empresa.

O Museu CACE e a Casa Tait também serão alvos de obras de requalificação em 2024. Ainda em fase de projeto, o Museu CACE representa um investimento municipal a rondar os 4,3 milhões de euros e não deverá arrancar antes do último trimestre do ano. Já a Casa Tait tem data prevista de arranque para este verão e um investimento global de 1,2 milhões.

Na esfera da Educação, e com a conclusão das obras na EB dos Correios, seguem as requalificações das EB de Agra do Amial, já para o primeiro trimestre deste ano, e a EB da Ponte, com arranque previsto após o término do ano letivo. Representam um investimento global de 1,2 milhões de euros, cada.

Ainda em 2024, Campanhã verá nascer o novo Campo Municipal, entre a Rua de Justino Teixeira e as piscinas municipais. Com uma área total de 17 mil metros quadrados e um investimento de 4,6 milhões de euros, tem início previsto o segundo semestre de 2024 e uma duração estimada de um ano e meio.

Os espaços verdes da cidade não são esquecidos e a requalificação da Praça da Corujeira é aposta deste Executivo, prevendo-se o lançamento do concurso público para o outono de 2024, com um investimento calculado em cerca de 6,3 milhões de euros.

O jardim histórico da Praça da República também será intervencionado, no âmbito da estratégia municipal no domínio do ambiente e espaços verdes. O projeto visa tornar esta praça emblemática mais atrativa, acessível e funcional para a comunidade local, bem como para os visitantes, num investimento de 1,6 milhões de euros.

Não esquecendo nenhuma zona da cidade, várias artérias serão reabilitadas, numa clara aposta na mobilidade e qualidade de vida dos residentes e utilizadores das ligações rodoviárias do Porto. Na freguesia de Campanhã, é destaque a requalificação da Rua de Justino Teixeira e da Rua do Monte, assim como os acessos ao loteamento do Monte da Bela.

Em Paranhos, vai arrancar o prolongamento da Rua Arquiteto Lobão Vital, que fará a ligação entre a rua Dr. Bernardino de Almeida e a rua Júlio Amaral de Carvalho. Na freguesia de Ramalde, a Rua John Whitehead será também intervencionada, promovendo a ligação à rua Padre Diamantino Gomes. Em Cedofeita, será dado início às obras de urbanização do loteamento do Monte Pedral, assim como dos respetivos acessos. De igual forma, Lordelo do Ouro será alvo de uma reorganização urbana e viária, cujo impacto se estenderá à Rua Diogo Botelho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.