[weglot_switcher]

Governo alemão cria fundo de 10 mil milhões de euros para startups tecnológicas

O dinheiro será distribuído através de um fundo de investimento destinado a enfrentar as dificuldades que estas empresas enfrentam ao tentar levantar capital, segundo os ministros alemães das Finanças e Economia, Olaf Scholz e Peter Altmaier.
22 Junho 2021, 16h05

O governo alemão anunciou a criação de um fundo de 10 mil milhões de euros para apoiar startups de tecnológicas na sua fase de crescimento, reforçando um sector que é fundamental para a criação de empregos na maior economia da Europa, revela esta terça-feira a “Bloomberg”.

O dinheiro será distribuído através de um fundo de investimento destinado a enfrentar as dificuldades que as startups enfrentam ao tentar levantar capital, disse o ministro das Finanças, Olaf Scholz, e o ministro da Economia, Peter Altmaier.

“As startups são motores de mudança estrutural”, disse Altmaier. “Elas criam empregos e garantem a base para a prosperidade e o crescimento futuro na Alemanha e na Europa”, sublinhou.

As startups alemãs, incluindo o neobanco N26, a fabricante de táxis aéreos Lilium e a plataforma de viagens Omio. arrecadaram 3,7 mil milhões de euros no ano passado, com as maiores rondas a serem lideradas por investidores estrangeiros, de acordo com um estudo da consultora EY.

Embora o acesso ao capital privado tenha melhorado nos últimos anos, as fundadoras do sexo feminino continuam – tal como em Portugal – a ser uma minoria no ecossistema de startups alemão – uma sub-representação que precisa ser resolvida rapidamente, disse Scholz, que está a concorrer aos partido dos sociais-democratas para suceder à chanceler Angela Merkel após as eleições de setembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.