[weglot_switcher]

Governo da Escócia já pediu formalmente a Londres novo referendo sobre independência

A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, enviou ontem uma carta à primeira-ministra Theresa May, a pedir autorização para realizar um segundo referendo sobre a independência do país.
  • Reuters
1 Abril 2017, 19h58

O Governo da Escócia pediu ontem formalmente ao Executivo britânico autorização para realizar um segundo referendo sobre a independência do país, alegando que os escoceses devem ter o direito “de escolher o seu próprio futuro”.

Nicola Sturgeon, a primeira-ministra escocesa, enviou uma carta para o gabinete oficial da primeira-ministra conservadora, Theresa May, em que reivindica a realização de um novo referendo.

Segundo o El País, a carta chega a Downing Street logo depois de o Parlamento autônomo de Holyrood (Edimburgo) ter aprovado, na última terça-feira, um dia antes do início formal do processo do Brexit, uma moção que insta o Governo escocês a iniciar uma negociação com a primeira-ministra britânica.

Contudo, May adiantou que, na sua avaliação, este “não é o momento” para a realização de um outro referendo sobre a independência. Mas a resposta de Sturgeon não se fez esperar: “Não existe nenhum motivo racional para que a senhora tente se impor à vontade do Parlamento escocês, e espero que não o faça. De toda forma, em antecipação a uma possível negativa sua de abrir negociações, é importante que eu deixe clara a minha posição”.

O periódico espanhol adianta ainda que líder nacionalista escreve na sua carta que “os escoceses devem ter o direito de escolher o seu próprio futuro” e de “exercer o seu direito à autodeterminação”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.