[weglot_switcher]

Governo está a cometer algumas “falhas sérias” nas medidas de apoio à economia, diz Marques Mendes

Em relação às linhas de crédito para as empresas, o comentador disse que “são bem intencionadas” mas alertou que “num grande número não vão resultar, porque as empresas vão sair disto com menos negócio e mais dívida”.
5 Abril 2020, 21h36

O Governo está a ter um desempenho no domínio da saúde pública, no contexto do surto do coronavírus, mas está a cometer algumas “falhas sérias” nas medidas que tem lançado para apoiar as empresas e as famílias no campo económico afirmou este domingo o comentador Luís Marques Mendes.

No comentário semanal na SIC, Marques Mendes teceu algumas críticas aos apoios anunciados pelo Governo nas últimas semanas para apoiar economia, acompanhadas também de alguma sugestões.

Em relação às linhas de crédito para as empresas, disse que “são bem intencionadas” mas alertou que num grande número não vão resultar, porque as empresas vão sair disto com menos negócio e mais dívida”. A sugestão para o Governo é que transforme algumas linhas em financiamento a fundo perdido, desde que seja para empresas que mantenham os postos de trabalho e que não distribuam dividendos.

Outra crítica do comentador em relação às linhas de crédito é que vão ser impossíveis de aceder por parte de micro e pequenas empresas, portanto o Executivo deveria criar linhas específicas e diferentes para esses negócios.

Marques Mendes mencionou também as moratórias sobre o crédito, dizendo que poderia ter incluido o crédito ao consumo “que pesa muito nas contas das famílias” e que, tal como acontece em medidas semelhantes noutros países, o duração das suspensão de pagamentos deveria ter sido de um ano e não apenas seis meses.

Em último lugar,  ex-líder do PSD urgiu o Governo a acelerar o pagamento das dívidas aos fornecedores, tal como vários bancos já prometeram fazer. “O Governo devia dar o exemplo”, explicou.

Em relação a esta últimas duas medidas, Marques Mendes vincou que são “opções políticas, pois não afectam o saldo orçamental”.

[Em atualização]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.