[weglot_switcher]

Gripe triplica idas aos hospitais e centros de saúde no norte

O Hospital de São João, no Porto, já abriu as 39 camas previstas no plano de contingência e estão com uma taxa de ocupação de 99%.
12 Dezembro 2019, 09h20

Os utentes estão a recorrer mais cedo aos hospitais e centros de saúde por causa da gripe. No Norte, os atendimentos triplicaram em relação ao mesmo período do ano passado, escreve o “Jornal de Notícias” (JN) na edição desta quinta-feira.

Segundo os dados da Administração Regional de Saúde do Norte enviados ao JN, na primeira semana de dezembro houve 1572 atendimentos nos cuidados primários das unidades hospitalares por síndrome gripal (mais do que os 578 no período homólogo). Já as urgências registaram 358 na última semana de novembro, mais do triplo dos 103 dessa semana em 2018.

O mesmo jornal dá o exemplo do Hospital de São João, no Porto, que já abriu as 39 camas previstas no plano de contingência e estão com uma taxa de ocupação de 99%.

O Portal do SNS mostra que as segundas-feiras são o dia da semana mais crítico, a nível nacional, uma vez que a procura destes serviços ronda entre os 18 mil e os 20 mil atendimentos.

A Associação Nacional de Farmácias, com base na dispensa de medicamentos e produtos de saúde para infeções respiratórias, prevê que o pico da gripe ocorra entre o Natal e a segunda semana de 2020.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.