[weglot_switcher]

Hackers estão mais concentrados no ransomware e em ataques destrutivos, revela relatório

A IBM Security apresentou o relatório relativo aos registos de falhas de segurança em 2017. No ano passado, houve menos registos de falhas de segurança, mas houve também uma mudança no foco dos hackers, que estão mais concentrados no ransomware e em ataques destrutivos.
  • Ciberseguranca
11 Abril 2018, 09h30

Segundo o IBM X-Force Threat Intelligence, o número de falhas de segurança registou uma queda de quase 25% no ano passado. Em 2017, foram reportados mais de 2,9 mil milhões de registos de segurança que foram comprometidos. Em 2016, este número de falhas de segurança e dados violados situava-se nos 4 mil milhões.

Em 2017, a empresa destaca grandes ataques de ransomware, como o WannaCry, NotPetya ou Bad Rabbit. É estimado que o WannaCry, por exemplo, tenha conseguindo atingir perdas económicas de 3,2 mil milhões de dólares.

Este relatório aponta também que dois terços dos registos de falhas de segurança se devem a erro humano, principalmente na má configuração de infraestruturas de cloud. Neste campo, o relatório refere um aumento de 424% nos problemas ligados à configuração de infraestrutura de cloud.

O sector dos serviços financeiros é quem sofre o maior número de ciberataques (27%).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.