[weglot_switcher]

‘Homo Faber Fellowship’: o saber fazer partilhado a quatro mãos

O programa de bolsas ‘Homo Faber’ foi pensado para duplas de mestres artesãos e jovens talentos, tendo em mente facilitar a transmissão do saber fazer e estimular o arranque de uma profissão no setor das artes e ofícios. Um programa educativo lançado pela Michelangelo Foundation, em parceria com a Jaeger-LeCoultre, cuja residência artística decorre em Portugal, em articulação com a Fundação Joana Vasconcelos.
14 Janeiro 2024, 19h00

Antes de mais, as apresentações. A Michelangelo Foundation for Creativity and Craftsmanship é uma instituição sem fins lucrativos, sediada em Genebra, Suíça, que tem por missão preservar as artes e ofícios, a diversidade de artesãos, materiais e técnicas, e apoiar a integração profissional de jovens talentos no setor das artes e ofícios.

A Maison Jaeger-LeCoultre é conhecida como “O Relojoeiro dos Relojoeiros”, reúne na mesma Maison relojoeiros, engenheiros, desenhadores e mestres artesãos que dão forma a peças que combinam inovação e criatividade, e, não menos importante, sofisticação estética.

O resultado deste encontro de vontades, feito da partilha de valores entre a Jaeger-LeCoultre e a Michelangelo Foundation, entronca na sua visão partilhada para o futuro das artes e ofícios. E assim nasceu a primeira edição do ‘Homo Faber Fellowship’, que decorre até março deste ano, e na qual participam vinte duplas de artesãos e aprendizes. Do total de 21 bolseiros selecionados para esta primeira edição, oriundos de França, Grécia, Irlanda, Portugal e Espanha, o maior contingente é português, com cinco jovens talentos a integrar o programa, que decorre em vários países europeus, em parceria com membros da rede internacional da Fundação.

O programa dura sete meses e inclui uma masterclass de empreendedorismo com a duração de um mês, desenvolvida e certificada pela ESSEC Business School, que tem lugar no ateliê da artista Joana Vasconcelos, em Lisboa, e um estágio de seis meses para a aquisição de competências práticas na oficina de um mestre artesão.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.