[weglot_switcher]

IAPMEI e Digital with Purpose estabelecem parceria para apoiar PME na transição sustentável

A iniciativa arranca com um projeto piloto envolvendo 40 empresas de vários sectores na certificação Digital with Purpose Performance Framework, uma ferramenta que avalia os esforços das empresas em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
21 Março 2024, 19h14

A GeSI, Global e-Sustainability Initiative responsável pelo movimento Digital with Purpose, e o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, anunciam uma parceria estratégica para impulsionar a sustentabilidade e a inovação digital nas Pequenas e Médias Empresas (PME), ajudando-as na transição para uma economia mais verde.

“Esta parceria pretende colocar as PME no centro do processo de evolução, apoiando-as a acelerar a incorporação dos indicadores ESG e dos modelos sustentáveis de crescimento económico, com zero impacto ambiental, socialmente justos e eticamente responsáveis”, explicam as envolvidas em comunicado enviado às redações.

A iniciativa arranca com um projeto piloto que envolve 40 empresas dos vários sectores do tecido empresarial na certificação Digital with Purpose Performance Framework, uma ferramenta composta por um conjunto de métricas que avalia os esforços das empresas em relação aos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. Ao mesmo tempo, serão partilhadas as melhores práticas, conhecimentos e recursos, fornecendo contributos e recomendações para fortalecer as iniciativas corporativas sustentáveis, possibilitando a implementação de soluções inovadoras.

“Esta colaboração não só impulsionará a transição para práticas mais sustentáveis, mas também irá fortalecer a competitividade e o crescimento destas empresas. Estamos convictos do impacto positivo que esta iniciativa terá”, afirma Luís Neves, CEO da GeSI.

Para o presidente do Conselho Diretivo do IAPMEI, Luís Guerreiro, “esta é uma oportunidade para fomentar a jornada da sustentabilidade junto das PME, devidamente acompanhada por especialistas e suportada por uma ferramenta tecnicamente robusta e que promove também a transição digital”.

Numa segunda fase, as duas instituições irão alargar esta certificação a todo o universo de empresas do IAPMEI, ampliando o impacto da iniciativa e contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável e inovador para as empresas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.