[weglot_switcher]

Iene atinge níveis mínimos históricos

Este ano o iene já caiu mais de 7% face ao dólar americano, impulsionado pela disparidade entre os rendimentos dos títulos dos Estados Unidos e do Japão.
27 Março 2024, 18h06

A moeda japonesa, o iene, caiu para mínimos históricos, tendo atingindo o valor mais baixo desde 1990. Nesta quarta-feira, o iene já conseguiu recuperar ligeiramente, depois de as autoridades japonesas se terem reunido para discutir o rápido enfraquecimento da moeda, sugerindo uma intervenção, segundo a “Reuters”.

Após a reunião entre o Banco do Japão, o Ministério das Finanças e a agência de serviços financeiros do Japão, o vice-presidente das finanças para assuntos internacionais, Masato Kanda, revelou que “não foi descartada nenhuma medida para responder aos movimentos cambiais desordenados”.

Este ano, o iene já caiu mais de 7% face ao dólar americano, impulsionado pela disparidade entre os rendimentos dos títulos dos Estados Unidos e do Japão. O ministro das Finanças, Shunichi Suzuki, revelou que o Japão tomaria “medidas decisivas” contra movimentos cambiais excessivos.

O início do ciclo de redução das taxas de juro pela Reserva Federal dos Estados Unidos e o declínio nos rendimentos das obrigações governamentais fora do Japão podem ser fundamentais para conter a queda da moeda japonesa.

Bipan Rai, chefe norte-americano da CIBC Capital Markets, suspeita que “ a intervenção, ou as ameaças de realizar uma intervenção, são apenas uma medida para ganhar tempo até começarmos a ver as coisas mudarem de forma mais sustentável fora do país”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.