[weglot_switcher]

Inflação desacelera para 0,4% em janeiro

A variação do Índice de Preços no Consumidor em Portugal terá sido de -1,2% (quando em dezembro tinha sido de -0,2% e em janeiro de 2018 tinha sido -1,0%). segundo o Instituto Nacional de Estatística.
31 Janeiro 2019, 09h38

A inflação deverá ter desacelerado para 0,4%, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgada esta quinta-feira. O organismo de estatística nacional refere que a variação do Índice de Preços no Consumidor (IPC) em Portugal terá sido de -1,2% (quando em dezembro tinha sido de -0,2% e em janeiro de 2018 tinha sido -1,0%).

“A variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) situou-se em 0,7% (0,6% no mês anterior). A taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá diminuído de 1,4% em dezembro para -2,2% em janeiro”, adianta o INE, no relatório divulgado esta manhã.

A previsão do INE é que a variação média do IPC nos últimos doze meses tenha sido de 0,9%, menos 0,1 pontos percentuais em termos nominais. No mês passado, a taxa de inflação homóloga portuguesa desacelerou para 0,7%, acompanhando a tendência de abrandamento nos países da moeda única. Nesse período, a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá diminuído de 4,7% em novembro para 1,5%, de acordo com a mesma fonte.

Há duas semanas, o Eurostat confirmou que, em dezembro de 2018, Portugal registou a mais baixa taxa de inflação anual (0,6%) no conjunto dos 28 Estados-membros, tendo os preços aumentado 1,6% na zona euro e 1,7% na União Europeia. Em termos nominais e homólogos, quando comparado com novembro (0,9%) e dezembro de 2017 (1,6%), trata-se de um valor inferior.

Assim, Portugal e a Grécia (0,6% cada) ‘conquistaram’ as taxas anuais de inflação mais baixas na comunide única, seguindo-se a Dinamarca (0,7%). Já as mais altas foram registadas na Estónia (3,3%), na Roménia (3,0%) e na Hungria (2,8%). Com Lusa

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.